O ano era 2022 e Kamaru Usman vivia tempos de glória como campeão invicto dos meio-médios (até 77,1kg.). Durante evento realizado pelo UFC, o nigeriano acabou se deparando com Jan Blachowicz e realizou encarada tensa com o polonês, cogitando até realizar confronto contra o atleta. Ao relembrar momento, o lutador afirmou que poderia ter derrotado o veterano.
“Você viu meus braços perto dos dele? Todo mundo estava falando sobre ele ser um meio-pesado, mas eu estava em cima dele. Estou te dizendo, eu não teria sugerido ir para os 93kg se eu não achasse que aquele momento me favorecia e eu pudesse fazer isso. Todo mundo tem força quando a luta começa, mas você pega a perna dele e o arrasta para baixo e a luta muda completamente. Era exatamente isso que eu ia fazer. Glover Teixeira fez a mesma coisa”, disse Usman no podcast ‘Pound4Pound’.
Apesar da declaração, Usman não reforçou interesse em encarar Blachowicz futuramente. Após estrear no peso médio (até 83,9kg.), o nigeriano aguarda futuro de seu amigo Israel Adesanya para decidir se seguirá atuando na nova categoria ou se voltará para o antigo reino onde acumula duas derrotas para o atual campeão Leon Edwards.