A trajetória de Shara Magomedov no UFC toma um rumo inesperado. O russo, que havia desafiado Michel Pereira e até o provocado por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, terá outro brasileiro em seu caminho no octógono do UFC Arábia Saudita, dia 22 de junho.
Escalado inicialmente para enfrentar Ihor Potieria, Shara viu seu oponente ser substituído por Michel Pereira no UFC 301, no Rio de Janeiro. Agora, o destino o coloca frente a frente com Joilton Lutterbach, o ‘Peregrino’, em sua segunda luta na organização.
A trajetória de Magomedov até este confronto foi marcada por uma tentativa frustrada de provocar o ‘Paraense Voador’. O russo chegou a questionar a presença de Pereira nas enchentes do Rio Grande do Sul, além de mencionar um antigo episódio em que o ‘Paraense Voador’ entrou no octógono com a bandeira de Israel em alusão à guerra com a Palestina.
A mudança de adversário não significa uma mudança na ambição do lutador. O peso médio, que carrega a superação de uma grave lesão no olho direito que o deixou parcialmente cego, busca se consolidar como um nome de destaque na categoria.
Em sua estreia no UFC, em outubro passado, em Abu Dhabi, Shara Magomedov superou Bruno Blindado na decisão unânime. Joilton Lutterbach, por sua vez, chega ao UFC com um currículo extenso e experiente. Aos 31 anos, o brasileiro acumula 48 lutas de MMA, além de vasta bagagem em modalidades como muay thai e kickboxing. Em sua trajetória, soma 38 vitórias e dez derrotas.
O evento em solo saudita vai contar com outras lutas de peso, incluindo a disputa dos médios entre Robert Whittaker e Khamzat Chimaev, além do confronto entre pesos pesados Sergei Pavlovich e Alexander Volkov.
Johnny Walker e Brendson Ribeiro completam a lista de representantes brasileiros, encarando Volkan Oezdemir e Magomed Gadzhiyasulov, respectivamente.