No dia 1 de junho, na luta principal UFC 302, Islam Makhachev busca a terceira defesa do cinturão peso leve (até 70,3 kg), mas a primeira contra um oponente de dentro da categoria: Dustin Poirier. Embora o russo esbanje confiança e já fale em uma finalização rápida contra o rival, seu principal treinador tem outros planos para a luta.
Em participação no podcast ‘Submission Radio’, Javier Mendez, principal treinador de Islam Makhachev, afirmou preferir que o pupilo vença uma decisão dominante em cinco rounds do que uma luta rápida.
“Por mim, eu sempre vou preferir ir até o final do quinto round porque eu não gosto de perder nada. Se eu falar que vamos vencer em um round e, de repente, passarmos para o segundo round, minha mente vai pensar nisso e eu não quero perder nenhum processo de raciocínio sobre a luta, porque uma pequena coisa que você perde pode custar caro para o seu lutador. Eu sempre gosto de ir para uma decisão dominante em cinco rounds”, revelou.
Outro ponto apontado por Javier Mendez para a previsão de uma luta demorada no UFC 302 é o respeito que sente por Dustin Poirier como lutador. O treinador afirmou que, embora tenha plena confiança em uma vitória tranquila de Makhachev caso a estratégia traçada seja cumprida, o norte-americano pode complicar as coisas caso o plano não seja seguido à risca.
“Eu não gosto do papo de ‘vamos finalizá-lo no primeiro round’. Eu tenho respeito por Dustin, pelo grande lutador que ele é e pelo campeão. Eu gostaria de ver cinco rounds. Acho que é um Dustin mais velho, sábio e ainda perigoso como sempre, então temos que ter cuidado. Se jogarmos nosso jogo, ele não terá o tipo de chance que as pessoas imaginam, mas se não jogarmos, pode ser ruim para nós. Ele é um cara perigoso e não estamos encarando como uma luta fácil, porque não é”, finalizou.
Islam Makhachev e Dustin Poirier se enfrentam pelo cinturão dos leves na luta principal do UFC 302, em Newark, Nova Jersey, no dia 1 de junho.