Foi sofrido. Fazendo sua primeira luta em 14 meses, Junior Cigano passou por momentos difíceis nos rounds iniciais, mas conseguiu virar a luta e levar a melhor contra Stipe Miocic na batalha de cinco rounds que marcou a luta principal do UFC on FOX 13, realizada já nas primeiras horas do domingo (14).
A luta
Nos dois primeiros assaltos, Cigano até conseguiu conectar bons golpes, mas todos foram bem absorvidos por Miocic, que também levou vantagem quando conseguiu colocar o brasileiro com as costas contra a grade. Porém, o panorama do combate mudou quando Junior dos Santos conseguiu um knockdown pela primeira vez, com um cruzado certeiro de esquerda na metade do terceiro round.
Daí em diante, o brasileiro levou a melhor em um verdadeiro duelo de boxe e conseguiu conectar os socos mais contundentes. Junior dos Santos parou de ser ameaçado por Miocic no clinch e pode desenvolver seu jogo de maneira eficiente, alternando a base e até aplicando uma queda no fim do quarto round.
No quinto e último assalto, já visivelmente cansados, Cigano e Miocic alternaram o controle do octógono, mas novamente com vantagem para o brasileiro. Na reta final do combate, os dois ainda partiram para a trocação franca e encerraram a luta sob os aplausos de pé do público presente no US Airway Center, em Phoenix (EUA).
Ao término do confronto, todos os jurados deram o resultado em favor do brasileiro – dois deles por 49-46 e outro por 48-47. Assim, Junior dos Santos foi declarado vencedor por decisão unânime dos juízes.
Agora, Cigano tem um cartel profissional de 17 vitórias e três derrotas. Embora não haja confirmação, a expectativa é de que agora Junior dos Santos enfrente o vencedor de Cain Velasquez e Fabrício Werdum, que duelam pela unificação do cinturão dos pesados em combate programado para meados de 2015.
[vox id=”27645″]
CARD PRINCIPAL
Júnior Cigano venceu Stipe Miocic por decisão unânime dos juízes;
Rafael dos Anjos venceu Nate Diaz por decisão unânime dos juízes;
Alistair Overeem venceu Stefan Struve por nocaute no R1;
Matt Mitrione venceu Gabriel Napão por TKO no R1.
CARD PRELIMINAR
Joanna Jedrzejczyk derrotou Claudinha Gadelha por decisão dividida;
John Moraga finalizou Willie Gates com um mata-leão no R3;
Ben Saunders venceu Joe Riggs por submissão (contusão) no R1;
Drew Dober finalizou Jamie Varner com um mata-leão no R1;
Bryan Barbarena venceu Joe Ellenberger por nocaute técnico no R3;
David Michaud venceu Garrett Whiteley por decisão unânime dos juízes;
Henry Cejudo venceu Dustin Kimura por decisão unânime dos juízes;
Ian Entwistle finalizou Anthony Birchak com uma chave de calcanhar no R1.