Publicidade
Super Lutas

Edson Barboza é superado por promessa no UFC Las Vegas 92 e tem ascensão no peso pena interrompida

Lerone Murphy atinge Edson Barboza no UFC Las Vegas 92. Foto: Reprodução/Instagram

Em sua 30ª na maior organização de MMA do mundo, Edson Barboza acabou sendo frustrado por uma promessa. Protagonista no UFC Las Vegas 92, o veterano não brilhou no desafio contra Lerone Murphy e acabou comprovando as qualidades do rival. Ao fim de cinco rounds disputados, o atleta mostrou raça, mas foi batido na decisão unânime dos juízes.

Publicidade

Com a derrota, Barboza teve freada sua ascensão no peso pena (até 65,7kg.). Antes do UFC Las Vegas 92, o brasileiro acumulava duas vitórias seguidas, além de ocupar a 12ª posição no ranking, que deve ser perdida na sequência.

Veja Também

Aposta para o futuro da categoria, Murphy não se intimidou no maior desafio de sua carreira. Preciso e contundente, o atleta chega à elite da divisão e amplia sua invencibilidade no MMA profissional em 15 compromissos.

Publicidade

O tropeço de Edson confirmou um evento trágico para a torcida brasileira. Com oito representantes, o país somou dois triunfos, sendo que em um deles representou um confronto entre tupiniquins.

Ícone é parado por promessa

A luta começou com os lutadores trocando jabs no centro do octógono. Ainda no primeiro minuto, Barboza lançou um chute que explodiu na guarda do adversário. Edson conectou outro chute potente e desequilibrou o oponente. Murphy apostava nos jabs e tocava o rosto do brasileiro nas respostas. Lerone encontrou boa distância e pontuava com ataques precisos. Restando dois minutos para o fim da etapa, Murphy balançou o friburguense com um cruzado. Os jabs do norte-americano seguiam entrando limpos e feriam o rosto do brasileiro. Barboza, nos segundos finais, tentou uma joelhada no clinch e acabou se desequilibrando. Lerone foi para cima, mas acabou sendo surpreendido com uma ‘pedalada’. Lerone se abalou, mas não havia mais tempo.

Publicidade

No segundo round, o primeiro ataque foi de Murphy, com um chute rodado. Edson defendeu bem e caminhava na direção do oponente. O desafio era tenso, com os lutadores trocando golpes no centro do octógono. Lerone era mais rápido e tocava com maior contundência. Na metade da etapa, o norte-americano encurtou a distância e conseguiu uma queda. Edson tentava ficar de pé, enquanto Murphy seguia ‘colado’ ao tupiniquim. Quase no minuto final, o brasileiro acusou uma sequência de jabs e diretos aplicados pelo adversário. Barboza balançava próximo às grades e Murphy tentava se aproveitar do bom momento. No minuto final, a vantagem era total de Lerone. Edson era vítima dos golpes do oponente e tentava resistir. Quase no fim da etapa, Murphy encurtou a distância e passou a pressionar o friburguense contra as grades.

O terceiro assalto teve Murphy tomando a iniciativa, com jabs e diretos no corpo do brasileiro. Mesmo em desvantagem, Barboza caminhava na direção do adversário. Com um minuto passado, Murphy acuou o brasileiro próximo às grades. Após cruzado limpo no queixo do friburguense, o norte-americano encurtou a distância e buscou uma queda. Barboza tentava golpes de sacrifício, mas todos eram devidamente bloqueados pelo oponente. Na metade da etapa, Lerone voltou a tentar queda, enquanto o brasileiro resistia. Quase no minuto final, Edson conseguiu se desvencilhar, mas visivelmente não mostrava estar nas melhor condição. Murphy seguiu golpeando, enquanto o brasileiro recebia ataques limpos na cabeça. Nos segundos finais, os atletas se estudaram no centro do octógono.

Publicidade

A quarta etapa teve Murphy liderando as ações. Na distância exata, o norte-americano seguia pontuando, enquanto o brasileiro tentava se encontrar no confronto. Barboza seguia sendo presa fixa do rival no centro do octógono e não conectava seus melhores ataques. Na metade do assalto, Edson desequilibrou o oponente com um chute baixo. Lerone absorveu bem o ataque e seguiu agredindo o friburguense com jabs e diretos potentes. No minuto final, Barboza lançou o famoso chute rodado, mas o ataque não entrou com precisão. O round acabou com os atletas se estudando no centro do octógono.

O último round começou com Edson atacando primeiro, com um chute baixo. Murphy agrediu com dois overhand e, na sequência, partiu para a luta agarrada. Barboza conseguiu se afastar, mas continuava sendo alvo dos duros golpes do adversário. Na metade do round, Edson mostrava resistência e raça, mas continuava em desvantagem na trocação. Com dois minutos para o fim da luta, o brasileiro não mostrava a mesma velocidade e dava sinais de cansaço. Quase no minuto final, Barboza lançou novo chute rodado, mas Lerone se esquivou e conseguiu queda no contra-ataque. Murphy tentava chegar às costas e Edson resistia. Barboza conseguiu se levantar, mas Lerone não desgrudava do tupiniquim.

Resultados do UFC Las Vegas 92

CARD PRINCIPAL 

Peso pena (até 65,7 kg): Lerone Murphy derrotou Edson Barboza na decisão unânime dos juízes (49-46, 50-45, 50-45)

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Khaos Williams derrotou Carlston Harris por nocaute a 1m30 do R1

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Themba Gorimbo derrotou Ramiz Brahimaj na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso galo (até 61,2 kg): Adrian Yanez derrotou Vinicius Salvador por nocaute técnico a 2m47s do R1

Peso palha (até 52,1 kg): Angela Hill finalizou Luana Pinheiro com uma guilhotina a 4m12s do R2

CARD PRELIMINAR

Peso leve (até 70,3 kg): Tom Nolan derrotou Victor Martinez por nocaute técnico a 3m50s do R1

Peso meio-pesado (até 93 kg): Oumar Sy finalizou George Tokkos com um mata-leão a 3m43s do R1

Peso galo (até 61,2 kg): Melissa Gatto derrotou Tamires Vidal por nocaute técnico a 37s do R3

Peso médio (até 83,9 kg): Abus Magomedov derrotou Warlley Alves na decisão unânime dos juízes (30-26, 30-26, 30-26)

Peso palha (até 52,1 kg): Ariane Sorriso derrotou Piera Rodriguez por desqualificação (cabeçada intencional) a 3m16s do R2

Peso galo (até 61,2 kg): Heili Alateng derrotou Kleydson Rodrigues na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)

Peso palha (até 52,1 kg): Vanessa Demopoulos derrotou Emily Ducote na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Estatísticas do UFC Las Vegas 92

Publicado por
Redação SUPER LUTAS