A norte-americana Carla Esparza fez história na madrugada deste sábado (13), em Las Vegas. A lutadora, de 27 anos, comprovou o favoritismo, finalizou Rose Namajunas e se tornou a primeira atleta a ser campeã da recém-criada categoria de peso palha (até 52 kg. ) do UFC. O combate foi a atração principal do TUF 20 Finale, a grande decisão do reality show do UFC, que coroou a nova dona do cinturão.
Veja Também
Na segunda luta mais importante da noite, o único brasileiro do card brilhou. O paulista Charles do Bronx superou as dificuldades para bater o peso na noite anterior e as provocações de Jeremy Stephens para fazer um jogo seguro, chegar perto da finalização em vários momentos e vencer na decisão unânime dos juízes (leia a matéria da luta aqui).
A luta
Considerada como a melhor lutadora da categoria no mundo, Carla chegou ao TUF como a grande favorita no reality show. Depois de bater Angela Hill, Tecia Torres e Jessica Penne na casa, ela enfrentou uma valente Rose Namajunas na decisão.
Na grande final foi Rose quem começou melhor e tentou surpreender. Com maior envergadura, Namajunas andou para frente e soltou golpes perigosos contra Carla. Porém, mais experiente, Esparza começou a soltar seu jogo já no final da primeira parcial.
Com um histórico de sucesso na luta grego-romana, Carla atacou as pernas e iniciou o trabalho no solo. No segundo assalto a “Cookie Monster”, como é conhecida, repetiu a receita e dominou a peleja. Ela voltou a derrubar, montou e acertou vários socos por cima, com o gongo salvando Rose no final da parcial.
Depois de ficar perto da vitória no segundo round, Carla Esparza chegou ao almejado título na terceira parcial. Depois de conseguir algumas quedas diante de Namajunas, Esparza pegou as costas e finalizou com um mata-leão.
O triunfo marcou a quinta vitória consecutiva de Carla Esparza no MMA, que tem 11 em 13 lutas. Por sua vez, Namajunas conheceu sua segunda derrota consecutiva. Ela também tem duas vitórias (as lutas dentro do reality show não são contabilizadas no cartel profissional).
Confira os resultados do TUF 20 Finale
Card principal:
Carla Esparza finalizou Rose Namajunas com um mata-leão no R3;
Charles do Bronx derrotou Jeremy Stephens na decisão unânime dos juízes;
KJ Noons x Daron Cruickshank – luta terminada em No Contest (dedo no olho) devido a dedo no olho
Yancy Medeiros finalizou Joe Proctor com uma guilhotina no R1;
Jessica Penne derrotou Randa Markos na decisão dividida dos juízes;
Card preliminar:
Felice Herrig finalizou Lisa Ellis com uma chave de braço no R2;
Heather Jo Clark derrotou Bec Rawlings na decisão unânime dos juízes;
Joanne Calderwood derrotou Seo Hee Ham na decisão unânime dos juízes;
Tecia Torres derrotou Angela Mangana na decisão unânime dos juízes;.
Aisling Daly finalizou Alex Chambers com uma chave de braço no R1;.
Angela Hill derrotou Emily Kagan na decisão unânime dos juízes;
Comentários