Com parâmetros diferentes dependendo do local das lutas, as regras do MMA não são exatamente transparentes ou fáceis de se compreender, principalmente em relação às pontuações aplicadas pelos juízes laterais. Principal comentarista do UFC, Joe Rogan sugeriu uma mudança substancial nas regras unificadas, alegando desvantagem para praticantes da luta agarrada.
Em edição recente do podcast ‘Joe Rogan Experience’, que teve como convidado a lenda Royce Gracie, o comentarista sugeriu que, caso um round termine com os lutadores no chão, o assalto seguinte deveria se iniciar também no solo.
“As regras são feitas muito mais para strikers e wrestlers. Se você é um cara do jiu-jitsu, está no primeiro round e consegue uma queda com 4min30s, você só tem 30 segundos para trabalhar. Mesmo com a divisão por rounds, a luta é a luta. Acho que você nunca deve levantar os lutadores. Uma vez que que um cara te derruba, a luta é no chão. Se é chato para o público, sinto muito. Se você está por baixo, se levante. Se você não conseguir, sinto muito. Se o round acabar e outro começar, acho que deveriam iniciar no mesmo lugar. A posição em que você está no final do primeiro round, você deve estar no início do segundo”, opinou.
Convidado de Rogan, Royce Gracie também sugeriu uma mudança importante para as regras do MMA: terminar com a divisão por rounds e fazer com que as lutas tenham apenas um assalto de 15 minutos.
“Sou a favor de fazer um round direto. Lutar sem limite de tempo não é bom para a TV. Um round de 15 minutos, é isso. Um round de 15 minutos direto”, finalizou.