A trajetória de Khabib Nurmagomedov no MMA foi marcada por conquistas épicas e um cartel impecável. Mas, fora do octógono, o ex-campeão peso leve (até 70,3kg.) do UFC parece enfrentar um novo tipo de adversário: o fisco russo.
Segundo informações do site ‘Russia Today’, Khabib deve cerca de US$ 3 milhões (R$ 15,4 milhões na cotação atual) ao governo russo em impostos não pagos. Como consequência, algumas de suas contas bancárias, incluindo a do ‘Eagle FC’, evento de MMA do qual é dono, foram bloqueadas pelas autoridades locais.
Desde que se aposentou do MMA em 2020, Nurmagomedov se dedicou a diversos empreendimentos, como rede de hotéis, restaurantes e outras empresas. No entanto, a recente transferência da posse de muitas dessas empresas para familiares e amigos despertou a atenção do governo russo. Órgãos de fiscalização tributária iniciaram uma investigação aprofundada, e o que se seguiu foi um cenário turbulento para o ex-lutador.
A investigação revelou uma série de irregularidades nas empresas de Khabib, levando ao fechamento de algumas delas. As autoridades russas, por sua vez, levantaram a suspeita de que o ex-campeão utilizou o dinheiro dos impostos que supostamente não pagou para investir em hotéis e startups nos Emirados Árabes Unidos e na Turquia.
A situação coloca em xeque a imagem de Khabib Nurmagomedov, manchada por acusações de sonegação fiscal. Lenda dos pesos leves (até 70,3kg.), o russo se aposentou do MMA em 2020 com um cartel perfeito. Ao longo da carreira, o ex-campeão do UFC conseguiu 29 vitórias sem nunca ter sido derrotado.