O UFC St. Louis começou bem para o Brasil. Primeira representante do país no evento deste sábado (11), Tabatha Ricci derrotou Tecia Pennington na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28) em duelo pautado pelo equilíbrio. Sem sucesso nas tentativas de queda, a ‘Baby Shark’ controlou a norte-americana na grade por boa parte da luta e garantiu o retorno ao caminho das vitórias.
Com o resultado, Tabatha Ricci se recupera da derrota sofrida contra Lupita Godinez, em novembro do ano passado, e garante a quinta vitória nas últimas seis lutas.
Do outro lado, Tecia Pennington amarga a segunda derrota seguida em seu retorno às competições após quase dois anos afastada.
Imediatamente após o toque de luvas, Tabatha Ricci não perdeu tempo e foi para cima de Tecia Pennington, que rechaçou a brasileira com um golpe de direita. As duas trocaram chutes no centro do octógono e a brasileira tentou agarrar, mas a norte-americana se livrou. Tabatha encurtou e Tecia deixou um cruzado de direita. A brasileira chutou forte a perna da norte-americana, que respondeu com quatro golpes retos. Tabatha entrou no single leg, mas Tecia defendeu. A brasileira insistia na aproximação visando a queda, mas Tecia trabalhava bem jabs, diretos e cruzados para afastar. Na reta final do round, Tabatha Ricci finalmente conseguiu encurtar e passar a perna para derrubar a rival, mas sem tempo para trabalhar após a queda.
Tabatha Ricci e Tecia Pennington começaram o segundo round trocando chutes no centro do octógono. A brasileira foi à caça, mas a norte-americana conseguiu ficar fora do raio de ação no primeiro minuto. Tabatha chutou baixo e Tecia respondeu com um direto limpo. A brasileira manteve a pressão e colocou a norte-americana de costas na grade. Tabatha tentou uma queda de quadril, mas Tecia se manteve em pé. A brasileira mudou o nível e insistiu na queda, mas a norte-americana defendeu novamente. No minuto final, Pennington conseguiu escapar da pressão e voltar ao centro do octógono.
As duas começaram o terceiro e último assalto trocando golpes no centro do octógono. Tabatha Ricci encurtou a distância com jab e direto, mas Tecia Pennington escapou. Tabatha voltou a grudar, esboçou uma queda, mas colocou Tecia de costas na grade. A brasileira deixou algumas joelhadas e tentou novamente colocar Tecia para baixo, sem sucesso. Após nova defesa, Tecia conseguiu escapar da grade e voltar ao centro do octógono. Tabatha acertou duas boas joelhadas no clinch, enquanto Pennington deixou bons golpes retos com os punhos. Na reta final, Tabatha encurtou a distância, mas foi Tecia quem aplicou uma bela queda.
O encerramento do card preliminar do UFC St. Louis foi um verdadeiro massacre de Chase Hooper para cima de Viacheslav Borshchev. Superior desde o início, o norte-americano deu uma ‘aula’ de MMA para o russo e finalizou a luta com triângulo de mão no segundo assalto.
Aos 24 anos e no UFC desde 2019, Hooper soma a terceira vitória consecutiva na organização.
Do outro lado, Viacheslav Borshchev amarga a primeira derrota por finalização da carreira e tem agora apenas uma vitória nas últimas quatro lutas.
Deu a lógica. Válida pelo peso leve (até 70,3 kg), a quinta luta do UFC St. Louis foi rápida como o previsto. Em apenas 37 segundos de combate, Esteban Ribovics ‘obliterou’ Terrance McKinney com um chute alto brutal para sair com a vitória.
Com o resultado, Esteban Ribovics garantiu a segunda vitória consecutiva no octógono do UFC. ‘El Gringo’, como é conhecido o argentino, tem agora 13 triunfos e apenas uma derrota na carreira.
Do outro lado, Terrance McKinney viu encerrada a sequência de vitórias que durava duas lutas.
Válida pelos meio-médios (até 77,1 kg), a terceira luta do UFC St. Louis terminou com vitória de Trey Waters sobre Billy Goff na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28). Após 15 minutos pautados por equilíbrio e tensão, a defesa de quedas e os golpes da média para longa distância do ‘The Truth’ prevaleceram para o resultado.
Com a vitória sobre Goff, Trey Waters segue invicto no UFC, com duas lutas e duas vitórias na organização.
Do outro lado, Billy Goff amarga a primeira derrota no octógono. Contratado através do Contender Series em 2022, o atleta de 25 anos vinha de vitória sobre Yusaku Kinoshita na estreia.
No segundo duelo do UFC St. Louis, válido pelo peso mosca (até 56,7 kg), Charles Johnson derrotou Jake Hadley na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28). Após encontrar dificuldades no primeiro round, o norte-americano se recuperou, passou a controlar a distância e defendeu todas as nove entradas de queda do britânico para sair com a vitória.
Com o resultado, Charles Johnson soma a segunda vitória consecutiva no UFC e tem agora quatro triunfos e quatro derrotas no octógono.
Do outro lado, Jake Hadley amargou a segunda derrota consecutiva. O britânico tem agora três reveses e apenas duas vitórias no Ultimate.
Abrindo os trabalhos em duelo peso mosca (até 56,7 kg) no card preliminar, Veronica Hardy derrotou JJ Aldrich na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28). A venezuelana controlou os dois primeiros round e, mesmo sofrendo um knockdown no último assalto, garantiu a vitória ao fim dos 15 minutos.
Com o resultado, Veronica Hardy chega à terceira vitória consecutiva após hiato de três anos que passou afastada do octógono.
Do outro lado, JJ Aldrich vê encerrada a sequência de vitórias que durava duas lutas.
CARD PRINCIPAL (20h, horário de Brasília)
Peso pesado: Derrick Lewis derrotou Rodrigo Zé Colmeia por nocaute técnico (socos) a 49s do R3
Peso meio-médio: Joaquin Buckley derrotou Nursulton Ruziboev na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-26, 29-27)
Peso meio-pesado: Carlos Ulberg derrotou Alonzo Menifield por nocaute (socos) a 12s do R1
Peso leve: Carlos Diego Ferreira derrotou Mateusz Rebecki por nocaute técnico (socos) aos 4m51 do R3
Peso pena: Sean Woodson derrotou Alex Caceres na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)
Peso pesado: Waldo Cortes-Acosta derrotou Robelis Despaigne na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
CARD PRELIMINAR (17h, horário de Brasília)
Peso leve: Chase Hooper derrotou Viacheslav Borshchev por finalização (triângulo de mão) 3m do R2
Peso leve: Esteban Ribovics derrotou Terrance McKinney por nocaute aos 37s do R1
Peso palha: Tabatha Ricci derrotou Raquel Pennington na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso meio-médio: Trey Waters derrotou Billy Goff na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Peso mosca: Charles Johnson derrotou Jake Hadley na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso meio-médio: Jared Gooden x Kevin Jousset – LUTA CANCELADA
Peso mosca: Veronica Hardy derrotou JJ Aldrich na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)