No último sábado (4), no Rio de Janeiro, o UFC 301 foi palco de um momento épico que desafia a física e a tradição do MMA: Michel Pereira, o ‘Paraense Voador’, executou um mortal para trás durante sua luta contra Ihor Potieria. Mais do que um gesto acrobático, o movimento simboliza a ousadia e a imprevisibilidade que marcam a carreira de um lutador singular.
O movimento acrobático, digno de um filme de ação, aconteceu logo após um direto contundente que levou o oponente à lona, e precedeu a sequência avassaladora que culminou na finalização relâmpago de Potieria em apenas 54 segundos.
Veja Também
Embora o ‘mortal’ tenha sido o grande destaque da luta, a performance de Michel foi impecável do início ao fim. Tomando a iniciativa desde o primeiro segundo, o brasileiro pressionou Potieria com golpes potentes e precisos.
A sequência posterior, marcada pelo mortal e pela guilhotina, rendeu mais US$ 50 mil (cerca de R$ 253 mil, na cotação atual) ao lutador, que também chegou em sua oitava vitória seguida na organização.
Michel Pereira já brilhava fora do UFC
Antes mesmo de estrear no UFC, em 2019, já deu pistas do que estava por vir. No Road FC 52, na Coreia do Sul, ele chamou a atenção com golpes criativos e acrobacias, como saltos mortais e cambalhotas, nocauteando Dae Sung Kim no segundo round. A performance peculiar rendeu ao brasileiro o apelido de ‘Demolidor’.
Michel Pereira’s back flip off the cage R1 vs Dae Sung Kim at Road FC 52 (2019) #UFCVancouver pic.twitter.com/yXFRQtMbtX
— HONKY EXTRAORDINAIRE (@Mr_Honky) September 12, 2019
Michel Pereira tried the Back Flip guard pass vs Dae Sung Kim but got warned when his foot came down on Kim’s face R1 at Road FC 52 (2019) #UFCVancouver pic.twitter.com/RWFdJBdLmI
— HONKY EXTRAORDINAIRE (@Mr_Honky) September 12, 2019
Nocautes, finalizações e show no octógono
Michel coleciona nocautes brutais, finalizações precisas e apresentações memoráveis. No UFC Rochester, em 2019, ele estreou com um nocaute fulminante sobre Danny Roberts com uma joelhada voadora em menos de dois minutos.
8. Michel Pereira vs. Danny Roberts (UFC Fight Night – May 18th 2019)
Michel lands a beautiful timed knee on Roberts and follows up with a beautiful right hand that put him out on his feet in the 1st Round. pic.twitter.com/yhtqHalFEO
— Veluta (@VelutaMMA) December 10, 2023
Já no UFC 299, em março, finalizou Michal Oleksiejczuk com um mata-leão e brindou o público com uma coreografia elaborada na entrada no octógono.
Do ya dance @UFCPereira do ya dance
Michel Pereira bringing the vibes to #UFC299 early! pic.twitter.com/b5BGFRIgem
— UFC (@ufc) March 10, 2024
Provocação, dança e superação
Em 2020, no UFC Las Vegas 9, Michel se vingou de Zelim Imadaev, que havia batido em sua cara durante encarada na pesagem. Na luta, ele provocou o rival com tapas na cara, dançou no octógono e finalizou com um mata-leão no terceiro round.
o imadaev deve se arrepender até hoje por ter feito isso na encarada
essa luta foi de um domínio absurdo do michel pereira, fisicamente e mentalmente falando pic.twitter.com/5172Z9lzHL
— alice (@lilicomentx) October 13, 2023
Limites testados e controvérsias
A ousadia de Michel, porém, nem sempre é recompensada. Em 2021, no UFC Vancouver, ele se cansou com ataques elaborados no primeiro assalto e perdeu para Tristan Connelly por decisão unânime. No UFC Rio Rancho, no mesmo ano, foi desclassificado por uma joelhada ilegal contra Diego Sanchez.
UFC ON ESPN+ 16 – Tristan Connelly vs Michel Pereira :
Pereira, réputé pour ses excentricités, voit son adversaire se retirer.
Le champion WW du Rise FC, Connelly le remplace en short notice et fera une performance INCROYABLE, tandis que Pereira va plus que décevoir.… pic.twitter.com/PS2D9ZGYV3
— MMA PROPAGANDE (@MMAPropagande) April 4, 2024
Um lutador em constante evolução
Apesar das controvérsias, Michel Pereira segue em busca de aprimoramento. Atualmente, o lutador chegou a uma série de oito vitórias seguidas. Com nove vitórias e duas derrotas – sendo uma desclassificação no UFC, o Paraense Voador se firma como um dos lutadores mais empolgantes da organização e já deve entrar no ranking da divisão peso médio (até 83,9kg.).
Você precisa fazer login para comentar.