Super Lutas

Alexandre Pantoja vence batalha contra Steve Erceg no UFC 301 e defende cinturão dos moscas

Publicidade

Protagonista no UFC 301, realizado neste sábado (4), no Rio de Janeiro, Alexandre Pantoja viveu uma verdadeira batalha, mas levou a melhor. Detentor do cinturão dos moscas (até 56,7kg.), o brasileiro topou o desafio de enfrentar Steve Erceg e travou um desafio de cinco round. Após 25 minutos disputados, o tupiniquim foi declarado vencedor na decisão unânime dos juízes.

A vitória confirma o brasileiro no topo absoluto da divisão. Agora, Pantoja soma duas defesas de título.

Publicidade

Veja Também

Com acesso à disputa relâmpago ao cinturão, Erceg deu trabalho e assustou o campeão em algumas situações. O atleta, no entanto, não convenceu os juízes laterais e sofreu o primeiro revés na empresa em sua quarta apresentação.

O cinturão é do Brasil

A luta começou com Pantoja tomando a iniciativa com um chute baixo seguido de um direto. O campeão partiu para cima e buscou uma queda na sequência. Erceg se defendeu e conseguiu se afastar do brasileiro. Alexandre era agressivo e pontuava com ataques na longa distância. Pantoja tentava confundir o adversário e alternava golpes na cabeça e na base do australiano. Na metade da etapa, o campeão conseguiu a queda e passou buscar as transições para finalização. Steve tentava reagir, mas o brasileiro seguia pressionando. Pantoja tentava chegar às costas do oponente, mas o oponente resistia. No minuto final, Alexandre agredia no ground and pound, mas Erceg conseguiu ficar de pé. Alexandre não desgrudava do oponente e voltou a levar o embate para o chão. Quase no fim do round, o desafiante voltou a ficar de pé, mas não havia mais tempo.

Publicidade

Na segunda etapa, Pantoja encurtou a distância logo nos segundos iniciais. A estratégia do campeão era levar o embate para o chão. Erceg resistia, mas era pressionado pelo brasileiro contra as grades. Steve conseguiu se afastar e passou a atacar o tupiniquim com jabs e diretos. Após susto, Alexandre entrou em queda e conseguiu levar o oponente para o chão. O campeão conseguiu chegar à montada, mas o australiano se esforçava para impedir os avanços de Pantoja. Na metade do round, Erceg conseguiu ‘explodir’ e ficou de pé. Quase no minuto final, Steve assustou ao conectar um direto, seguido de uma cotovelada, que explodiram no rosto do campeão. Pantoja absorveu bem o ataque e se afastou. Perto do fim do assalto, Pantoja conseguiu nova queda, terminando o round em posição de vantagem.

O terceiro round começou com os atletas trocando ataques no centro do octógono. O desafiante pontuava com chutes baixos e socos, enquanto o campeão buscava o melhor momento para atacar. O australiano levava vantagem no assalto e frustrava as ações do brasileiro. Uma cotovelada de Steve abriu um corte no rosto do campeão. Perto do minuto final, Alexandre buscou nova queda, mas Steve se defendeu bem. Quase no soar do gongo, Pantoja conseguiu queda, mas o cronômetro zerou.

Publicidade

Alexandre Pantoja (dir.) em luta no UFC 301. Foto: Reprodução/X @UFC

No quarto assalto, foi a vez de Erceg tentar a queda, mas o campeão se defendeu bem. Steve encontrou a melhor distância e pontuava contra o brasileiro. Pantoja passou a lançar ataques no vazio e ‘não encontrava’ o desafiante no octógono. Steve tentou nova queda e, de novo, o tupiniquim se protegeu. Quase no fim da etapa, a vantagem seguia com o australiano. Alexandre tentou derrubar mais uma vez, mas o round acabou.

O último round teve Erceg lançando o primeiro ataque, com um jab. Pantoja seguia com dificuldades em atacar o adversário e desperdiçava golpes. Steve tentou uma queda, mas sofreu grande reversão do campeão. O australiano ficou de pé, mas Alexandre continuava colado às costas do rival. Na metade da etapa, Erceg conseguiu se desvencilhar e voltou a atacar o campeão com jabs e direto. Quase no fim da luta, Erceg tentou uma queda, mas Pantoja reverteu a situação, caindo em posição de vantagem. Nos segundos finais, Pantoja agrediu no ground and pound, até que o embate chegou ao fim.

Resultados do UFC 301

CARD PRINCIPAL 

Peso mosca (até 56,7 kg): Alexandre Pantoja derrotou Steve Erceg na decisão unânime dos juízes (48-47, 48-47, 49-46) – luta pelo cinturão

Peso galo (até 61,2 kg): José Aldo derrotou Jonathan Martinez na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso meio-pesado (até 93 kg): Anthony Smith finalizou Vitor Petrino com uma guilhotina a 2m do R1

Peso médio (até 83,9 kg): Michel Pereira finalizou Ihor Potieria com uma guilhotina a 54s do R1

Peso médio (até 83,9 kg): Caio Borralho derrotou Paul Craig por nocaute a 2m10s do R2

CARD PRELIMINAR

Peso pena (até 65,7 kg): Joanderson Tubarão derrotou Jack Shore por nocaute técnico aos 3m34s do R2

Peso palha (até 52,1 kg): Iasmin Lucindo derrotou Karolina Kowalkiewicz na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso leve (até 70,3 kg): Myktybek Orolbai derrotou Elves Brener na decisão unânime dos juízes (29-27, 29-27, 29-27)

Peso leve (até 70,3 kg): Drakkar Klose derrotou Neto BJJ na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso leve (até 70,3 kg): Mauricio Ruffy derrotou Jamie Mullarkey por nocaute técnico aos 4m42s do R1

Peso mosca (até 56,7 kg): Dione Barbosa derrotou Ernesta Kareckaite na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso leve (até 70,3 kg): Ismael Bonfim derrotou Vinc Pichel na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso mosca (até 56,7 kg): Alessandro Costa venceu Kevin Borjas por nocaute técnico aos 1m35s do R2

Estatísticas do UFC 301

Publicado por
Redação SUPER LUTAS