Chegou o grande dia. A maior organização mundial do mundo desembarcou no Rio de Janeiro e promove o UFC 301. No sábado (4), 13 brasileiros subirão no octógono em evento encabeçado por Alexandre Pantoja, que defende o cinturão dos moscas (até 56,7kg.) na luta principal. O card também promove o retorno de José Aldo ao MMA.
Campeão dos moscas (até 56,7kg.) desde 2023, Pantoja lutará ‘em casa’ pela primeira vez com as luvas do UFC. O atleta tenta manter o reinado na categoria contra Steve Erceg.
Lenda do MMA, José Aldo encerra um hiato de dois anos e retoma a carreira neste fim de semana. O manauara mede forças com Jonathan Martinez e pode retornar ao top 15 dos galos (até 61,2kg.), caso vença o rival.
Promessa dos meio-pesados (até 93kg.), Vitor Petrino teve o pedido atendido pelo UFC. Invicto no MMA profissional e embalado por quatro resultados positivos na empresa, o mineiro mede forças com Anthony Smith, em desafio que vale vaga no top 10 da divisão.
Assim como Pantoja, Michel Pereira trava seu primeiro compromisso no Brasil atuando no Ultimate. O ‘Paraense Voador’ divide o octógono com Ihor Potieria.
Para abrir o card principal, os espectadores terão Caio Borralho. Com trajetória impecável na empresa, sem nunca ter amargado um revés, o paulista desafia Paul Craig e pode chegar à 13ª posição no ranking dos médios (até 83,9kg.), se bater o escocês.
No card preliminar, o Brasil conta com mais oito representantes. Joanderson Tubarão, Iasmin Lucindo, Elves Brener, Netto BJJ, Mauricio Ruffy, Dione Barbosa, Ismael Bonfim e Alessandro Costa levarão o verde-amarelo para o octógono.
Para entrar no clima, o SUPER LUTAS selecionou cinco motivos para se assistir o UFC 301. Confira:
No UFC 301, Alexandre Pantoja tem um desafiante ‘incomum’ pela frente. O campeão mede forças com o número 10 no ranking.
A situação vivida pelo brasileiro não é inédita, mas incomum. O próprio Steve Erceg admitiu ser um lutador de sorte por ter recebido o convite, já que acumula três apresentações na empresa, sendo recém-chegado na organização.
Detentor do título desde 2023, Alexandre vive o compromisso de comprovar sua superioridade diante de um rival que é considerado azarão nas casas de apostas. Se vencer, o atleta atinge a marca de duas defesas de cinturão.
Considerado por muitos como o melhor peso pena na história do MMA, José Aldo interrompeu a pausa na carreira e decidiu voltar ao octógono. O atleta que teve o sonho de disputar novamente o cinturão dos galos por Merab Dvalishvili, em 2022, encara uma promessa da divisão liderada por Sean O’Malley.
A informação de que Aldo seria uma das estrelas do UFC 301 foi tratada como surpresa para grande parte dos fãs do esporte. Na semana que antecede a luta, o ‘Rei do Rio’ manteve o suspense sobre o próximo passo na carreira.
Inicialmente, o desafio era considerado uma possível despedida a José. O brasileiro de 37 anos, porém, não descarta uma renovação contratual para seguir competindo na companhia.
Caso supere Martinez, Aldo retornará ao top 15 dos galos.
Embalado por quatro resultados positivos em sequência na empresa, Vitor Petrino convenceu a diretoria do UFC com suas performances passadas e conquistou grande oportunidade para sábado. Promessa dos meio-pesados, o brasileiro mede forças com um verdadeiro veterano da divisão.
Ex-desafiante ao cinturão, Anthony Smith tem o papel de frear a ascensão do mineiro, que pede passagem rumo ao topo da categoria liderada por Alex Poatan. Enquanto o norte-americano busca provar que segue em condições de lutar em alto nível, o tupiniquim tenta forçar a renovação do grupo.
O UFC 301 promove a apresentação de Michel Pereira, atleta que, nos últimos anos, chamou a atenção por suas performances plásticas e carisma. Antigo destaque nos meio-médios (até 77,1kg.), o brasileiro vive novo momento na divisão dos médios.
Inicialmente, Pereira estava escalado para enfrentar Mahmud Muradov. O rival, no entanto, deixou o evento e deu lugar a Ihor Potieria.
Hoje, Michel busca se aproximar do top 15 dos médios. Se vencer, o atleta pode se colocar em condições de enfrentar um oponente da elite do grupo na sequência.
Promessa no peso médio, Caio Borralho é o responsável por abrir o card principal do evento. O atleta sobe no octógono depois de oito apresentações de compatriotas no show.
Atual número 14 da divisão, o paulista trava confronto direto com Paul Craig. Antigo destaque dos meio-pesados, o escocês tenta defender a 13ª colocação da categoria comandada por Dricus Du Plessis.
Momentos antes, Joanderson Tubarão busca manter a boa fase na companhia. Com quatro vitórias seguidas, todas na via rápida, o atleta encara Jack Shore.
Aposta para o futuro do MMA feminino, Iasmin Lucindo também é destaque. A peso palha (até 52,1kg.) pode tomar a 13ª posição de Karlina Kowalkiewics.
Membro da ‘Chute Boxe – Diego Lima’, Elves Brener levará toda a agressividade para o UFC 301. Aposta para o futuro dos leves (até 70,3kg.), o brasileiro enfrenta o perigoso Myktybek Orolbai.
Veterano da empresa, Netto BJJ está de volta. No fim de semana, o atleta será adversário de Drakkar Klose.
É dia de estreia brasileira no UFC 301. Revelado pelo ‘Contender Series’, Mauricio Ruffy debuta na companhia diante de Jamie Mullarkey.
A empresa também dá as boas-vindas à peso mosca Dione Barbosa. Outra atleta revelada pelo ‘Contender’, a tupiniquim desafia Ernesta Kareckaite.
Um confronto de gerações marca a segunda luta do show. Aos 28 anos, Ismael Bonfim, o ‘Marreta’, será adversário de Vinc Pichel, de 41.
No desafio que abre o evento, Alessandro Costa busca apagar o ‘sinal amarelo’. Com duas derrotas em três apresentações, o peso mosca sobe no octógono pressionado por um triunfo diante de Kevin Borjas.
Data: 04 de maio de 2024
Horário: A partir de 19h (horário de Brasília)
Local: Farmasi Arena, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)
Peso mosca (até 56,7 kg): Alexandre Pantoja x Steve Erceg – luta pelo cinturão
Peso galo (até 61,2 kg): Jonathan Martinez x José Aldo
Peso meio-pesado (até 93 kg): Anthony Smith x Vitor Petrino
Peso médio (até 83,9 kg): Michel Pereira x Ihor Potieria
Peso médio (até 83,9 kg): Paul Craig x Caio Borralho
CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília)
Peso pena (até 65,7 kg): Jack Shore x Joanderson Tubarão
Peso palha (até 52,1 kg): Karolina Kowalkiewicz x Iasmin Lucindo
Peso leve (até 70,3 kg): Elves Brener x Myktybek Orolbai
Peso leve (até 70,3 kg): Netto BJJ x Drakkar Klose
Peso leve (até 70,3 kg): Mauricio Ruffy x Jamie Mullarkey
Peso mosca (até 56,7 kg): Dione Barbosa x Ernesta Kareckaite
Peso leve (até 70,3 kg): Ismael Bonfim x Vinc Pichel
Peso mosca (até 56,7 kg): Alessandro Costa x Kevin Borjas