Há pouco menos de dois meses, a comunidade do MMA foi pega de surpresa com a notícia do retorno de José Aldo, que havia anunciado aposentadoria em agosto de 2022, ao octógono para enfrentar Jonathan Martinez no UFC 301, que acontece neste sábado (4), no Rio de Janeiro.
Entre diversas dúvidas relacionadas ao retorno do brasileiro, uma diz respeito à burocracia em relação aos exames antidoping, já que, de acordo com a Política Antidoping do UFC, atletas que retornam de aposentadoria precisam retornar ao programa de testes pelo menos seis meses antes de voltarem a lutar.
“Um atleta que avisar sua aposentadoria do UFC, ou que de outra forma tenha cessado de ter uma relação contratual com o UFC devido à Inatividade Iniciada pelo Atleta, não poderá voltar a competir em lutas do UFC até que ele/ela tenha dado ao UFC uma notificação por escrito de sua intenção de retomar a competição e ter-se colocado à disposição para testes por um período de 180 dias de retornar à competição. O UFC poderá conceder uma isenção à regra de aviso prévio por escrito de 180 dias em circunstâncias excepcionais ou quando a aplicação estrita dessa regra for manifestamente injusta para um Atleta”, diz a política.
Em declaração exclusiva ao SUPER LUTAS durante o media day do UFC 301, na última quarta-feira (1), Dedé Pederneiras, treinador de José Aldo, afirmou que o fato de o pupilo ter sido testado para as três lutas que fez no boxe, ao longo do ano passado, serviram como evidência para que o ex-campeão conseguisse uma exceção junto à Combat Sports Anti-Doping, agência responsável pelo controle antidoping do Ultimate.
Dedé garantiu, no entanto, que, nas sete semanas desde que teve o retorno anunciado pelo UFC, José Aldo foi testado sete vezes pela agência.
“O Aldo já vinha sendo testado para doping enquanto competia no boxe. Apresentamos isso ao UFC quando decidimos retornar e eles aceitaram. A luta contra Jonathan Martinez foi fechada há sete semanas. Neste período, o Aldo foi testado sete vezes e ainda vai passar por mais um teste no dia da luta”, revelou o treinador.
Ficha técnica do UFC 301
Data: 04 de maio de 2024
Horário: A partir de 19h (horário de Brasília)
Local: Farmasi Arena, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)
Peso mosca (até 56,7 kg): Alexandre Pantoja x Steve Erceg – luta pelo cinturão
Peso galo (até 61,2 kg): Jonathan Martinez x José Aldo
Peso meio-pesado (até 93 kg): Anthony Smith x Vitor Petrino
Peso médio (até 83,9 kg): Michel Pereira x Ihor Potieria
Peso médio (até 83,9 kg): Paul Craig x Caio Borralho
CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília)
Peso pena (até 65,7 kg): Jack Shore x Joanderson Tubarão
Peso palha (até 52,1 kg): Karolina Kowalkiewicz x Iasmin Lucindo
Peso leve (até 70,3 kg): Elves Brener x Myktybek Orolbai
Peso pena (até 65,7 kg): Jean Silva x William Gomis
Peso leve (até 70,3 kg): Netto BJJ x Drakkar Klose
Peso leve (até 70,3 kg): Mauricio Ruffy x Jamie Mullarkey
Peso mosca (até 56,7 kg): Dione Barbosa x Ernesta Kareckaite
Peso leve (até 70,3 kg): Ismael Bonfim x Vinc Pichel
Peso mosca (até 56,7 kg): Alessandro Costa x Kevin Borjas
Você precisa fazer login para comentar.