Algoz de José Aldo em 2019, Alexander Volkanovski ignorou a vitória conquistada sobre o brasileiro e cravou o ‘Rei do Rio’ como maior peso pena (até 65,7k.) na história do MMA. Nas vésperas do UFC 301, que marca o retorno do manauara ao octógono após quase dois anos de inatividade, o australiano rasgou elogios ao veterano, reforçando o status de lenda. A declaração foi feita em entrevista ao ‘MainEvent’.
“Reconheço o que Aldo fez. Sobre o melhor de todos os tempos, cabe às pessoas decidirem, mas, se me perguntarem, direi que é Aldo, porque ele foi campeão por muito tempo. Obviamente, as pessoas vão falar da competição, porque, para ser campeão por tanto tempo, situações erradas acontecem, você luta lesionado e muitas coisas podem falhar. Ele foi um campeão dominante e tenho total respeito por ele”, afirmou Volkanovski.
Sem lutar desde a derrota amarga diante de Merab Dvalishvili em 2022, que interrompeu o sonho de nova disputa de título entre os galos (até 61,2kg.), o manauara retorna ao octógono para enfrentar o promissor Jonathan Martinez. O desafio pode representar a despedida do brasileiro do MMA profissional.
Nas vésperas da luta, no entanto, Aldo ‘deixou no ar’ a possibilidade de se aposentar após o UFC 301. Aos 37 anos, o brasileiro travará seu 40º confronto na modalidade.