De volta ao octógono após quase um ano de inatividade, Matheus Nicolau pode dar passo importante rumo à sonhada disputa de cinturão nos moscas (até 56,7kg.), caso vença neste sábado (27). Protagonista do UFC Las Vegas 91, o brasileiro falou com exclusividade ao SUPER LUTAS sobre o desafio diante de Alex Perez e estipulou prazo para lutar pelo título.
Número cinco no ranking da categoria liderada pelo campeão Alexandre Pantoja, Nicolau enfrentará um adversário diferente do desejado pelo Ultimate inicialmente. Perez substituiu o lesionado Manel Kape e busca retornar ao top 5 da divisão.
Aos 31 anos, Matheus explicou como compreende a dinâmica de um atleta profissional. Compreendendo a evolução do esporte, o mineiro descreveu como concilia ‘garra e plano de carreira’.
“O MMA evoluiu muito, em todas as partes. Tem a parte da perda de peso, preparação física. Você tem que fazer uma preparação física adequada, com uma boa periodização, para chegar pronto para determinada data. (…) A parte fisiológica, fazer uma boa dieta. Tudo tem que ser feito com equilíbrio. Acredito muito no equilíbrio. Não só na luta, mas na vida. Tem a ciência, na parte da estratégia da luta. Você precisa estudar seu oponente, saber os pontos fortes, fracos. Os pontos que suas armas encaixam com as dele. Tem que estar treinado e conectado com sua equipe. Sou um cara de sorte, que, desde o início da minha carreira, conheci boas pessoas, que me botaram no caminho certo. Pessoas mais experientes que sempre traziam coisas novas para mim. Não é só ir lá e ‘brigar’. Tem que ter um trabalho. (…) Claro, a ‘brabeza’. Tem horas, que a estratégia não está dando certo, você tem que fazer virar briga (risos)”, disse Nicolau.
Apesar do adversário escalado com cerca de um mês para o UFC Las Vegas 91, Matheus garante estar preparado para superar Alex Perez. O atleta, então, aponta dificuldades e qualidades do adversário.
“Ele é experiente e sabe se portar dentro do octógono. Sabe lutar com o ‘regulamento debaixo do braço’. É completo. Perigoso na trocação, tem uma base no wrestling. (…) O principal é não deixar ele gostar da luta. O principal sou eu ‘tocar a música’. Comandar as ações, não deixar ele à vontade. Tomar as rédeas e, aí, a vitória vai sair nas nossas mãos. É uma luta que, muito provavelmente, vai acontecer de tudo. Vai ter luta agarrada, clinch, trocação. Vai ser uma luta técnica, muito boa para o público”, afirmou.
Mesmo com derrota contra Brandon Royval em sua última apresentação, Nicolau administra trajetória sólida desde seu retorno ao UFC, em 2021. Na elite do peso mosca, o avalia as chances de disputar o título na sequência.
“Possivelmente. Ainda mais do jeito que a categoria está. Meio arranhada. A galera de cima machucada, não muito ativa. Brandon Moreno quer um tempo. Brandon Royval se machucou contra o Moreno. O importante é vencer bem, e as portas vão se abrir”, encerrou.
Em sua segunda passagem no UFC, Matheus acumula quatro vitórias em cinco lutas disptuadas. Ao longo de sua trajetória no MMA profissional, o mineiro soma 19 vitórias, um empate e três derrotas.
Ex-desafiante ao cinturão dos moscas, Alex Perez vive situação dramática. Com 24 triunfos e oito reveses na carreira, o lutador tenta encerrar série de três tropeços seguidos.
Data: 27 de abril de 2024
Horário: A partir de 17h (horário de Brasília)
Local: UFC Apex, Las Vegas, Nevada, Estados Unidos
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.
CARD PRINCIPAL (20h, horário de Brasília)
Peso mosca (até 56,7 kg): Matheus Nicolau x Alex Perez
Peso meio-pesado (até 93 kg): Ryan Spann x Bogdan Guskov
Peso mosca (até 56,7 kg): Ariane da Silva x Karine Silva
Peso pesado (até 120,2 kg): Austen Lane x Jhonata Diniz
Peso pena (até 65,7 kg): Jonathan Pearce x David Onama
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Tim Means x Uros Medic
CARD PRELIMINAR (17h, horário de Brasília)
Peso galo (até 61,2 kg): Rani Yahya x Victor Henry
Peso leve (até 70,3 kg): Austin Hubbard x Michal Figlak
Peso pesado (até 120,2 kg): Don’Tale Mayes x Caio Machado
Peso palha (até 52,1 kg): Marnic Mann x Ketlen Esquentadinha
Peso leve (até 70,3 kg): James Llontop x Chris Padilla
Peso mosca (até 56,7 kg): Ivana Petrovic x Na Liang
Peso leve (até 70,3 kg): Gabriel Benitez x Maheshate Hayisaer