De volta ao octógono após quase um ano de inatividade, Matheus Nicolau pode dar passo importante rumo à sonhada disputa de cinturão nos moscas (até 56,7kg.), caso vença neste sábado (27). Protagonista do UFC Las Vegas 91, o brasileiro falou com exclusividade ao SUPER LUTAS sobre o desafio diante de Alex Perez e estipulou prazo para lutar pelo título.
Veja Também
Número cinco no ranking da categoria liderada pelo campeão Alexandre Pantoja, Nicolau enfrentará um adversário diferente do desejado pelo Ultimate inicialmente. Perez substituiu o lesionado Manel Kape e busca retornar ao top 5 da divisão.
Evolução como atleta
Aos 31 anos, Matheus explicou como compreende a dinâmica de um atleta profissional. Compreendendo a evolução do esporte, o mineiro descreveu como concilia ‘garra e plano de carreira’.
“O MMA evoluiu muito, em todas as partes. Tem a parte da perda de peso, preparação física. Você tem que fazer uma preparação física adequada, com uma boa periodização, para chegar pronto para determinada data. (…) A parte fisiológica, fazer uma boa dieta. Tudo tem que ser feito com equilíbrio. Acredito muito no equilíbrio. Não só na luta, mas na vida. Tem a ciência, na parte da estratégia da luta. Você precisa estudar seu oponente, saber os pontos fortes, fracos. Os pontos que suas armas encaixam com as dele. Tem que estar treinado e conectado com sua equipe. Sou um cara de sorte, que, desde o início da minha carreira, conheci boas pessoas, que me botaram no caminho certo. Pessoas mais experientes que sempre traziam coisas novas para mim. Não é só ir lá e ‘brigar’. Tem que ter um trabalho. (…) Claro, a ‘brabeza’. Tem horas, que a estratégia não está dando certo, você tem que fazer virar briga (risos)”, disse Nicolau.
Análise do adversário
Apesar do adversário escalado com cerca de um mês para o UFC Las Vegas 91, Matheus garante estar preparado para superar Alex Perez. O atleta, então, aponta dificuldades e qualidades do adversário.
“Ele é experiente e sabe se portar dentro do octógono. Sabe lutar com o ‘regulamento debaixo do braço’. É completo. Perigoso na trocação, tem uma base no wrestling. (…) O principal é não deixar ele gostar da luta. O principal sou eu ‘tocar a música’. Comandar as ações, não deixar ele à vontade. Tomar as rédeas e, aí, a vitória vai sair nas nossas mãos. É uma luta que, muito provavelmente, vai acontecer de tudo. Vai ter luta agarrada, clinch, trocação. Vai ser uma luta técnica, muito boa para o público”, afirmou.
Cinturão à vista
Mesmo com derrota contra Brandon Royval em sua última apresentação, Nicolau administra trajetória sólida desde seu retorno ao UFC, em 2021. Na elite do peso mosca, o avalia as chances de disputar o título na sequência.
“Possivelmente. Ainda mais do jeito que a categoria está. Meio arranhada. A galera de cima machucada, não muito ativa. Brandon Moreno quer um tempo. Brandon Royval se machucou contra o Moreno. O importante é vencer bem, e as portas vão se abrir”, encerrou.
Retrospecto dos atletas
Em sua segunda passagem no UFC, Matheus acumula quatro vitórias em cinco lutas disptuadas. Ao longo de sua trajetória no MMA profissional, o mineiro soma 19 vitórias, um empate e três derrotas.
Ex-desafiante ao cinturão dos moscas, Alex Perez vive situação dramática. Com 24 triunfos e oito reveses na carreira, o lutador tenta encerrar série de três tropeços seguidos.
Ficha técnica do UFC Las Vegas 91
Data: 27 de abril de 2024
Horário: A partir de 17h (horário de Brasília)
Local: UFC Apex, Las Vegas, Nevada, Estados Unidos
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.
CARD PRINCIPAL (20h, horário de Brasília)
Peso mosca (até 56,7 kg): Matheus Nicolau x Alex Perez
Peso meio-pesado (até 93 kg): Ryan Spann x Bogdan Guskov
Peso mosca (até 56,7 kg): Ariane da Silva x Karine Silva
Peso pesado (até 120,2 kg): Austen Lane x Jhonata Diniz
Peso pena (até 65,7 kg): Jonathan Pearce x David Onama
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Tim Means x Uros Medic
CARD PRELIMINAR (17h, horário de Brasília)
Peso galo (até 61,2 kg): Rani Yahya x Victor Henry
Peso leve (até 70,3 kg): Austin Hubbard x Michal Figlak
Peso pesado (até 120,2 kg): Don’Tale Mayes x Caio Machado
Peso palha (até 52,1 kg): Marnic Mann x Ketlen Esquentadinha
Peso leve (até 70,3 kg): James Llontop x Chris Padilla
Peso mosca (até 56,7 kg): Ivana Petrovic x Na Liang
Peso leve (até 70,3 kg): Gabriel Benitez x Maheshate Hayisaer
Você precisa fazer login para comentar.