O mundo do esporte é repleto de histórias inspiradoras, de superação e de encontros inesperados que mudam o rumo da vida de alguém. Uma dessas histórias é a de Shaquille O’Neal, um dos maiores jogadores de basquete da história, e Vitor Belfort, um dos pioneiros do MMA.
Em podcast ‘Pound 4 Pound’, com Kamaru Usman e Henry Cejudo, Shaq narrou um encontro casual que teve com Belfort no Havaí. O jogador, que estava em um campo de treinamento, foi abordado por um ‘sujeito forte como o diabo’ que o segurou na rua. Instintivamente, o ex-jogador se preparou para a briga, mas o ‘sujeito’ se revelou ser o brasileiro, fã declarado do astro do basquete.
“Pensei que ia rolar (uma briga), aí eu me viro e ele levanta as mãos e diz: ‘Não, cara. Sou seu fã!’. Acho que foi no UFC 1. Falando sério. O cara me agarrou e eu já tava pronto pra meter a porrada. E ele me deu ingressos pra luta dele. E ele nocauteou um cara que era bem maior”, relembrou.
A luta, em questão, foi válida pelo SuperBrawl 2, em 1996, quando Vitor venceu Jon Hess em apenas 12 segundos, justamente em sua estreia no MMA profissional.
O encontro com Belfort despertou a paixão de Shaq pelo MMA, que o fez começar a treinar kickboxing e jiu-jitsu. A amizade, inclusive, fez com que Vitor até se envolvesse em uma briga por conta do astro do basquete.
“Ele nocauteou um cara pra mim uma vez. O cara estava falando besteira e o Vitor apareceu do nada e ‘bing, bing’ (socos). Olho pro cara no chão e falo: ‘Vitor, bora!’ e ele não queria ir. Eu falei que resolvia aquilo, a polícia chegou e ficou por isso”, concluiu.