Em 23 de abril de 2005, Maurício Shogun dava o pontapé inicial para uma das grandes conquistas de sua carreira. No ‘Pride Total Elimination’, o curitibano subiu no ringue para medir forças contra o perigoso Quinton ‘Rampage’ Jackson. O confronto marcava a primeira fase no torneio dos médios e o brasileiro deixou o embate com vitória histórica, aplicando ‘tiros de meta’ que levaram o rival a nocaute.
Nas imagens (veja abaixo), divulgadas no perfil ‘UFC Europe’, no ‘X’, antigo ‘Twitter’, é possível acompanhar o desfecho avassalador da luta. Imponente, contundente e preciso, o tupiniquim superou um dos candidatos ao título.
Depois da vitória, Shogun passaria por mais três adversários, somando o cinturão dos médios ao fim do campeonato. Para chegar ao topo, Maurício viveu batalha lendária com Rogério Minotouro, superou Alistair Overeem e, na grande final, bateu Ricardo Arona.
Cerca de dois anos depois, o brasileiro estrearia no UFC. Pela organização presidida por Dana White, o curitibano se sagrou campeão dos meio-pesados (até 93kg.) em 2010.