Charles do Bronx foi implacável em sua busca pela vitória no UFC 300, mas a resiliência de Arman Tsarukyan freou a alegria do brasileiro neste sábado (13). Em luta eletrizante na T-Mobile Arena, o brasileiro dominou grande parte do primeiro assalto e chegou perto da finalização em duas ocasiões, mas o armênio resistiu com bravura e se recuperou para conquistar uma decisão dividida.
Charles, com o resultado, volta a ser derrotado e fica distante de revanche com Islam Makhachev e nova chance pelo cinturão dos pesos leves. Em sua carreira no MMA, o brasileiro soma 34 resultados positivos e dez negativos.
Por outro lado, Tsarukyan passa por grande desafio e vislumbra ser o próximo desafiante ao título do russo. O armênio, que é o quarto do ranking, deve subir posições e tem um histórico atualizado para 22 triunfos e três reveses.
A primeira ação foi de Charles, que chutou Tsarukyan no momento certo e tirou a base do armênio. Do Bronx, então, deu o bote na guilhotina e, por pouco, não pegou. Arman resistiu, mas o brasileiro partiu para a montada, desferindo duras cotoveladas. Contudo, o adversário foi preciso e conseguiu raspar para chegar na base forte.
Charles se desvencilhou e, em determinado momento, acertou uma pedalada ilegal no rosto de Tsarukyan. O árbitro Mark Smith viu o lance, chamou um médico para avaliar e decidiu por não tirar ponto do brasileiro. O ex-campeão, na reta final, conseguiu ficar de pé.
O começo do segundo assalto teve Do Bronx acertando bom cruzado, facilmente absorvido por Tsarukyan. O armênio, por sua vez, decidiu por investir em chutes na linha da cintura e, na primeira oportunidade, quedou para desferir cotoveladas brutais, que abriram o supercílio do brasileiro e fizeram com que ele sentisse no final do round. Charles ainda quase deu o bote no triângulo, mesmo por baixo, e não teve tempo de finalizar.
O terceiro e decisivo round seguiu tenso, com ambos os lutadores tendo bons momentos na trocação. Contudo, Charles ficou perto da grade e sofreu queda crucial para o armênio, que chegou às costas e trabalhou por cima. Do Bronx deu a volta por cima e ficou com um triângulo de mão ajustado, mas Arman resistiu bravamente até o final.
CARD PRINCIPAL
Peso meio-pesado (até 93 kg): Alex Poatan derrotou Jamahal Hll por nocaute (socos) aos 3m14s do R1 – luta pelo cinturão
Peso palha (até 52,1 kg): Weili Zhang derrotou Yan Xiaonan na decisão unânime dos juízes (49-45, 49-45, 49-45) – luta pelo cinturão
Peso leve (até 70,3 kg): Max Holloway derrotou Justin Gaethje por nocaute a 4m59s do R5- luta pelo cinturão BMF
Peso leve (até 70,3 kg): Arman Tsarukyan derrotou Charles do Bronx na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso médio (até 83,9kg): Bo Nickal finalizou Cody Brundage com um mata-leão a 3m38s do R2
CARD PRELIMINAR
Peso meio-pesado (até 93 kg): Jiri Prochazka derrotou Aleksandr Rakic por nocaute técnico a 3m17s do R2
Peso pena (até 65,7 kg): Aljamain Sterling derrotou Calvin Kattar na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso galo (até 61,2 kg): Kayla Harrison finalizou Holly Holm com um mata-leão a 1m47s do R2
Peso pena (até 65,7 kg): Diego Lopes derrotou Sodiq Yusuff por nocaute técnico a 1m29s do R1
Peso leve (até 70,3 kg) Renato Moicano derrotou Jalin Turner por nocaute técnico a 4m11s do R2
Peso palha (até 52,1 kg): Jéssica Bate-Estaca derrotou Marina Rodriguez na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso leve (até 70,3 kg): Bobby Green derrotou Jim Miller na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-25, 29-26)
Peso galo (até 61,2 kg): Deiveson Figueiredo finalizou Cody Garbrandt com um mata-leão a 4m02s do R2