Primeiro brasileiro a subir no octógono no UFC 300, realizado neste sábado (13), em Las Vegas (EUA), Deiveson Figueiredo somou nova vitória no peso galo (até 61,2kg.). Diante de Cody Garbrandt, ex-campeão da categoria, o ‘Deus da Guerra’ levou sustos no primeiro round, mas, com paciência, promoveu reviravolta. Depois de dominar o oponente por grande parte da segunda etapa, o paraense chegou à vitória com um mata-leão.
Em nova fase na carreira, Figueiredo soma seu segundo resultado positivo no peso galo. Ex-campeão dos moscas, o atleta também defendeu o posto no top 10 da categoria.
Antigo líder da categoria, Garbrandt, que havia se afastado de fase dramática na carreira, voltou a ser superado. O norte-americano acumulava dois triunfos seguidos antes de medir forças com o brasileiro.
Em entrevista ainda no octógono, Figueiredo não escondeu o desejo para o próximo compromisso. No microfone, o atleta pediu disputa de título, hoje em posse de Sean O’Malley.
A luta começou com Garbrandt tomando a iniciativa com chutes baixos. Figueiredo administrava a distância e aguardava o melhor momento para atacar. O brasileiro economizava nos ataques, enquanto o norte-americano pontuava com ataques na base do paraense. Com um minuto passado, Figueiredo recebeu um direto de encontro do oponente, mas não se abalou. Quase no minuto final, Deiveson foi à lona depois de novo direto de Cody, mas se levantou rapidamente. Nos segundos finais, Figueiredo tentou uma queda, mas Garbrandt se defendeu bem.
No segundo round, Garbrandt apostou na luta franca. Deiveson encurtou a distância e conseguiu uma queda no adversário. O brasileiro buscava as transições para eventual finalização. Com pouco mais de um minuto, Figueiredo conseguiu chegar às costas e passou a agredir no ground and pound. Cody ficou de frente e Deiveson encaixou o katagatame. Garbrandt tentava resistir, mas o brasileiro pressionava. O momento era dramático para o norte-americano, mas o ex-campeão dos galos seguia resistindo. Na metade da etapa, Cody conseguiu se livrar da posição, mas o paraense seguia em posição de vantagem. Montado, Deiveson não permitia que o oponente ficasse de pé. Perto do minuto final, Garbrandt tentou se levantar, mas Deiveson conseguiu chegar às costas. O brasileiro encaixou o mata-leão e, com pressão, obrigou o rival a bater em desvantagem.
CARD PRINCIPAL
Peso meio-pesado (até 93 kg): Alex Poatan derrotou Jamahal Hill por nocaute a 3m14s do R1 – luta pelo cinturão
Peso palha (até 52,1 kg): Weili Zhang derrotou Yan Xiaonan na decisão unânime dos juízes (49-45, 49-45, 49-45) – luta pelo cinturão
Peso leve (até 70,3 kg): Max Holloway derrotou Justin Gaethje por nocaute a 4m59s do R5- luta pelo cinturão BMF
Peso leve (até 70,3 kg): Arman Tsarukyan derrotou Charles do Bronx na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso médio (até 83,9kg): Bo Nickal finalizou Cody Brundage com um mata-leão a 3m38s do R2
CARD PRELIMINAR
Peso meio-pesado (até 93 kg): Jiri Prochazka derrotou Aleksandr Rakic por nocaute técnico a 3m17s do R2
Peso pena (até 65,7 kg): Aljamain Sterling derrotou Calvin Kattar na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso galo (até 61,2 kg): Kayla Harrison finalizou Holly Holm com um mata-leão a 1m47s do R2
Peso pena (até 65,7 kg): Diego Lopes derrotou Sodiq Yusuff por nocaute técnico a 1m29s do R1
Peso leve (até 70,3 kg) Renato Moicano derrotou Jalin Turner por nocaute técnico a 4m11s do R2
Peso palha (até 52,1 kg): Jéssica Bate-Estaca derrotou Marina Rodriguez na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso leve (até 70,3 kg): Bobby Green derrotou Jim Miller na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-25, 29-26)
Peso galo (até 61,2 kg): Deiveson Figueiredo finalizou Cody Garbrandt com um mata-leão a 4m02s do R2