Antes do UFC 300, relembre as dez maiores zebras em disputas de cinturão na história da organização

Holm (dir.) levou a melhor sobre Ronda (esq.) no UFC 193. Fot: Divulgação/UFC

O MMA é uma caixinha de surpresas e não é exatamente raro vermos atletas considerados ‘azarões’ surpreenderem no octógono, quebrarem a banca e sairem vitoriosos contra os francos favoritos, até mesmo em disputas de cinturão.

Publicidade

Esquentando o clima para o histórico UFC 300, que conta com três lutas por títulos neste sábado (13), a equipe do SUPER LUTAS relembra as dez maiores zebras em disputas de cinturão na história do Ultimate, usando como base as ‘odds’ em casas de apostas na época dos duelos.

10- Henry Cejudo x Demetrious Johnson II – UFC 227

Cejudo faz história, bate Johnson e conquista cinturão dos moscas. Foto: Reprodução / Facebook ufc

Hoje o nome de Henry Cejudo está eternizado no Ultimate como um dos únicos atletas a possuir simultaneamente dois cinturões na organização, mas nem sempre foi assim.

Publicidade

Em sua segunda chance pelo cinturão dos moscas, enfrentando o recordista de defesas consecutivas Demetrious Johnson, que já havia o derrotado dois anos antes, o ‘Triple C’ era azarão com odds em 4,8, mas superou as desconfiança e saiu campeão após vitória na decisão dividida dos juízes.

9- Michael Bisping x Luke Rockhold 2 – UFC 199

Bisping nocauteou Rockhold no UFC 199. Foto: Reprodução / Facebook UFC

Assim como Cejudo, Michael Bisping também já possuía uma derrota para o então campeão de sua categoria, Luke Rockhold. O britânico, no entanto, foi chamado para a revanche com menos de três semanas de antecedência para substituir o lesionado Chris Weidman.

Publicidade

Bisping chocou o mundo ao nocautear Rockhold no primeiro round e conquistar o cinturão peso médio (até 83,9 kg) em sua 26ª luta na organização. As odds para a vitória de Bisping eram de 5,5.

8- Sean Strickland x Israel Adesanya – UFC 293

Israel Adesanya x Sean Strickland . Foto:Reprodução/Twitter @ufc

O peso médio também foi palco da oitava maior zebra da lista. No UFC 293, em setembro de 2023, Sean Strickland dominou o então campeão Israel Adesanya por cinco rounds para conquistar o cinturão da categoria. As odds para a vitória do ‘Tarzan’ eram de 5,7.

Publicidade

7- Rose Namajunas x Joanna Jedrzejczyk – UFC 217

Namajunas (esq.) derrotou Jedrzejczyk Foto: Reprodução / Twitter / @ufcindia

Recentemente introduzida no Hall da Fama do UFC, Joanna Jedrzejczyk encontrava-se invicta no MMA e em uma sequência de cinco defesas de cinturão quando foi nocauteada pela até então irregular Rose Namajunas, que entrou na disputa com um cartel de apenas seis vitórias e três derrotas e odds em . ‘Thug’, no entanto, provou que era realmente merecedora do título ao superar a polonesa também na revanche.

6- Alexa Grasso x Valentina Shevchenko – UFC 285

Alexa Grasso finalizando Valentina Shevchenko
Foto: Reprodução/Instagram

Dona de um dos reinados mais dominantes dos últimos anos, Valentina Shevchenko perdeu o título peso mosca (até 56,7 kg) finalizada por Alexa Grasso, que entrou para o duelo com odds em 6,75.

Posteriormente, a mexicana manteve o cinturão em um empate com a quirguiz-peruano após uma ‘guerra’ de cinco rounds. A tendência é que as duas protagonizem uma trilogia nos próximos meses.

5- Frankie Edgar x BJ Penn – UFC 112

Edgar (dir.) e Penn (dir.) já se enfrentaram outras duas vezes no UFC. Foto: Josh Hedges/UFC

Entrando no túnel do tempo diretamente para o UFC 112, em abril de 2010, foi a vez de Frankie Edgar começar sua história como campeão peso leve (até 70,3 kg) com uma vitória dominante e surpreendente sobre o lendário BJ Penn.

Edgar, que à época entrou no octógono com odds em 6,88, viria a comprovar sua superioridade sobre o havaiano com mais duas vitórias sobre o rival nos anos seguintes.

4- TJ Dillashaw x Renan Barão – UFC 173

Barão (esq.) é golpeado por Dillashaw (dir.) no UFC 173. Foto: Josh Hedges/UFC

Considerado por Dana White o melhor lutador peso por peso da época, Renan Barão viu seu reinado no peso galo (até 61,2 kg) encerrado em maio de 2014 por um então desconhecido TJ Dillashaw, que entrou para a disputa com odds em 7,5 e nocauteou o brasileiro no quinto round.

Antes visto como zebra, o norte-americano viria a construir uma trajetória de sucesso na categoria, com dois reinados e três defesas de título.

3- Julianna Peña x Amanda Nunes – UFC 269

J. Peña derrotou A. Nunes no UFC 269. Foto: Reprodução/Instagram

Barão não foi o único brasileiro a ser destronado por uma grande zebra no UFC. Considerada por muitos a maior lutadora de todos os tempos, Amanda Nunes foi surpreendida por Julianna Peña no UFC 269, em dezembro de 2021. Na ocasião, a vitória da ‘Megera Venezuelana’ retornava ao apostador oito vezes o valor investido.

Meses depois, a lógica prevaleceu, a ‘Leoa’ ‘sobrou’ na revanche contra Peña e recuperou o cinturão peso galo.

2- Holly Holm x Ronda Rousey – UFC 193

Ronda foi nocauteada por Holm no UFC 193 Foto: Divulgação/UFC

O segundo lugar mais alto do pódio de zebras em disputas de cinturão pertence a uma atleta que estará em ação no UFC 300. No dia 11 de novembro de 2015, Holly Holm, que enfrenta Kayla Harrison neste sábado (13), chocava o mundo ao nocautear a até então imbatível Ronda Rousey com um chute alto espetacular, contrariando uma odd de incríveis 9,3.

1- Matt Serra x Georges St-Pierre – UFC 69

G. St-Pierre é duramente castigado por M. Serra. Foto: Reprodução/YouTube

Muito antes do UFC 300, antes mesmo do UFC 100, a zebra já passeava pelo octógono do UFC. A posição mais alta da nossa lista está reservada para o chocante nocaute de Matt Serra sobre Georges St-Pierre no UFC 69, em abril de 2007.

Pagando R$ 9,50 para cada real apostado, o norte-americano surpreendeu o canadense, quebrou a banca e chocou o mundo ao conquistar o cinturão dos meio-médios (até 77,1 kg).