Neste sábado (6), Valter Walker, irmão de Johnny Walker, e Norma Dumont lideram os brasileiros no UFC Las Vegas 90. Protagonizado por Brendan Allen e Chris Curtis, o evento apresenta 13 lutas programadas e promete agitar os ânimos dos fãs de MMA no fim de semana.
Em franca ascensão no peso médio (até 83,9kg.), Brendan Allen trava revanche contra seu algoz em confronto ocorrido em 2021, que representou seu último tropeço no MMA. Chris Curtis, por sua vez, pode dar salto significativo no ranking, caso repita o feito do passado no show.
Irmão de Johnny Walker, destaque brasileiro nos meio-pesados do UFC, Valter Walker fará sua estreia na companhia. Representante dos pesos pesados (até 120,2kg.), o ‘gigante’ invicto no MMA enfrenta o pressionado Lukasz Brzeski.
Depois de passagem sólida no peso pena (até 65,7kg.), Norma Dumont debuta como representante oficial do peso galo (até 61,2kg.) depois da extinção de sua antiga categoria. A mineira encara a ex-campeã Germaine de Randamie e defende posição no top 15 da divisão.
Além de Walker e Dumont, o Brasil conta com mais quatro representantes. Victor Hugo e Pedro Falcão se enfrentam em luta no peso galo, além de apresentações de Jean Matsumoto e César Almeida, o ‘Cesinha’.
Em dezembro de 2021, Curtis foi o responsável por promover a segunda derrota de Allen no UFC. Após o feito, a vítima se recuperou em grande estilo, somando seis triunfos seguidos e se alavancando à sexta posição no ranking.
Hoje, Allen ocupa lugar de destaque no top 6, enquanto o antigo algoz figura na 14ª posição. Inicialmente, Brendan enfrentaria Marvin Vettori, que acabou deixando o evento, dando lugar a Curtis.
Caso vença, o número seis no ranking dará mais um passo rumo à disputa de cinturão inédita no peso médio. Chris, por sua vez, pode dar salto significativo e se aproximar da elite da categoria.
Aos 26 anos, Valter Walker realiza o sonho de estrear na maior organização de MMA do mundo. Invicto em 11 lutas profissionais, o peso pesado tentará apresentar suas qualidades aos espectadores do evento.
Além do debute, o brasileiro amarga o duro compromisso de complicar a situação do oponente na companhia. Representante da empresa desde 2021, Lukasz não conseguiu vitórias nos quatro desafios que travou no octógono.
No Ultimate desde 2020, Norma terá a primeira oportunidade de medir forças com uma ex-campeã da organização. Em 2017, Germaine de Randamie enfrentou Holly Holm e conquistou o cinturão inaugural do peso pena.
Com a extinção da categoria que já teve Amanda Nunes e Cris Cyborg como campeãs, Dumont, que teve passagem convincente na divisão, mas não chegou a disputar título, estreia entre os galos. Inserida no top 15 da divisão, a mineira busca escalar a categoria para sua primeira luta por um trono na organização.
O Brasil conta com mais quatro representantes, além de Walker e Dumont. No card preliminar, os estreantes Victor Hugo e Pedro Falcão se encaram em luta no peso galo.
Invicto em 14 desafios no MMA profissional, Jean Matsumoto também debuta na companhia. O combatente mede forças com Dan Argueta.
Vitorioso em confronto com Alex Poatan no kickboxing em 2013, César Almeida, o ‘Cesinha’, é outro brasileiro a estrear no UFC. Atleta do peso médio, o tupiniquim será adversário de Dylan Budka.
Data: 06 de abril de 2024
Horário: A partir de 16h (horário de Brasília)
Local: UFC Apex, Las Vegas, Nevada, Estados Unidos
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.
CARD PRINCIPAL (19h, horário de Brasília)
Peso médio (até 83,9 kg): Brendan Allen x Chris Curtis
Peso pena (até 65,7 kg): Alexander Hernandez x Damon Jackson
Peso pena (até 65,7 kg): Morgan Charriere x Chepe Mariscal
Peso leve (até 70,3 kg): Ignacio Bahamondes x Christos Giagos
Peso pesado (até 120,2 kg): Valter Walker x Lukasz Brzeski
Peso leve (até 70,3 kg): Trevor Peek x Charlie Campbell
CARD PRELIMINAR (16h, horário de Brasília)
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Court McGee x Alex Morono
Peso galo (até 61,2 kg): Norma Dumont x Germaine de Randamie
Peso galo (até 61,2 kg): Pedro Falcão x Victor Hugo
Peso palha (até 52,1 kg): Cynthia Calvillo x Piera Rodriguez
Peso galo (até 61,2 kg): Jean Matsumoto x Dan Argueta
Peso médio (até 83,9 kg): Dylan Budka x César Almeida
Peso galo (até 61,2 kg): Melissa Mullins x Nora Cornolle