Com somente oito dos 22 atletas escalados sendo membros do top-15 de suas respectivas categorias, o UFC 180, realizado no último sábado (15) no México, provocou poucas alterações significativas no ranking oficial do Ultimate. O maior exemplo disso é que a grande mudança na listagem ocorreu na relação peso por peso, independente de categorias, em que a musa Ronda Rousey seguiu com sua escalada de popularidade e ultrapassou Anderson Silva.
Na última atualização do ranking, Ronda ocupava o oitavo lugar, enquanto Anderson estava na sétima posição – o que faz dele o melhor não campeão ranqueado. Na mais recente versão da listagem, o Spider caiu para a oitava colocação, sendo superado justamente por Rousey. Outro brasileiro que caiu no peso por peso foi Vitor Belfort. O Fenômeno foi superado por Dominick Cruz e agora é o 13º.
Hunt cai após derrota e Gastelum dispara
Envolvidos nas lutas principais do UFC 180, Mark Hunt e Kelvin Gastelum viveram situações bem diferentes tanto no octógono quanto no ranking. Enquanto o neozelandês – derrotado por Fabrício Werdum na luta principal no México – caiu para quinto lugar nos pesados, Gastelum – que venceu Jake Ellenberger no evento co-principal – disparou nos meio-médios. O campeão do TUF 17 subiu quatro posições e agora já é o sétimo na categoria até 77 kg.