O ex-campeão peso médio (até 83,9kg.) do UFC, Israel Adesanya, pode estar próximo de um retorno ao octógono. De acordo com a Fox Sports Austrália, o nigeriano estaria negociando uma luta contra Dricus du Plessis pelo cinturão da divisão, em um confronto que seria a luta principal do UFC 305, em Perth, no dia 17 de agosto.
A notícia, ainda não confirmada pelo Ultimate, ganhou força após o anúncio do duelo entre Robert Whittaker e Khamzat Chimaev para o primeiro evento do UFC na Arábia Saudita, em 22 de junho.
Dana White, presidente da organização, definiu o combate como válido pela “vaga número um” ao título dos médios, alimentando especulações sobre o retorno de Adesanya.
Originalmente escalados para se enfrentarem no UFC 293, Adesanya e du Plessis tiveram seus planos frustrados por uma lesão do sul-africano. “Stylebender” acabou enfrentando Sean Strickland, que o derrotou e conquistou o cinturão. A rivalidade entre os dois lutadores é um ingrediente a mais para a expectativa em torno do possível confronto.
Considerado um dos maiores lutadores de MMA da atualidade, Adesanya, de 34 anos, ostenta um cartel de 24 vitórias e três derrotas.
O nigeriano dominou a divisão dos médios com cinco defesas de título, acumulando vitórias sobre nomes como Alex Poatan, Anderson Silva, Kelvin Gastelum, Paulo Borrachinha, Robert Whittaker (duas vezes) e Yoel Romero.