Na expectativa de assistir pupilo defender título dos leves (até 70,3kg.), Javier Mendez não hesitou ao declarar publicamente o que espera que o UFC decida sobre próximo passo de Islam Makhachev. Ciente que Dustin Poirier deseja enfrentar o russo a seguir, o técnico aprovou ideia e ponderou riscos de aguardar resultados de lutas cruciais agendadas para UFC 300, em 13 de abril.
“Eu quero que ele lute contra qualquer um. Apenas lute. Se for o Dustin (Poirier) fantástico, se for o Justin (Gaethje) fantástico. Mas na minha visão, entre quem está disponível agora e quem estará depois: Dustin. (…) Não sabemos o que vai acontecer com Justin e na luta do Charles. E se o vencedor se contundir? A luta seria prorrogada. Sou completamente a favor do Dustin. Ele está livre e é um excelente lutador. Ele é a minha escolha”, declarou Javier em entrevista ao ‘MMA Mania’.
Acordados verbalmente para se enfrentarem, Dustin Poirier e Islam Makhachev vivem expectativa de receberem sinal positivo por parte da organização. Apesar das negociações por parte dos lutadores, Dana White não se pronunciou sobre sua escolha até o momento.
Em busca de se tornar próximo desafiante, Charles do Bronx nega preocupação com rumores e afirma que em caso de vitória sobre Arman Tsarukyan no UFC 300 em 13 de abril, ele irá enfrentar Islam em seguida.