Dias após anunciar a suspensão de quatro anos do peso pesado Walt Harris, a Combat Sports Anti-Doping (CSAD), entidade sucessora da USADA no controle antidopagem do UFC, fez mais uma “vítima”. Peso pena (até 65,7 kg) do Ultimate, Khusein Askhabov foi suspenso por dois anos por violações do programa antidoping.
A suspensão foi anunciada pela CSAD na última segunda-feira (25). De acordo com comunicado, Askhabov testou positivo por metabólitos do esteroide anabolizante metandienona, também conhecido como dianabol, em uma amostra colhida fora do período de competição em Grozny, na República da Chechênia, no dia 6 de fevereiro.
Nascido na Chechênia e naturalizado pelos Emirados Árabes Unidos, Khusein Askhabov foi contratado pelo UFC após acumular incríveis 23 vitórias majoritariamente no leste europeu. O ‘Leão’, no entanto, conheceu a primeira derrota da carreira justamente em sua estreia no UFC, dominado por Jamall Emmers em fevereiro do ano passado.
Desde então, Askhabov teve três lutas canceladas no Ultimate, a última delas contra Daniel Pineda, que aconteceria em outubro do ano passado. Na ocasião, o duelo foi cancelado após Askhabov ser preso na Tailândia juntamente com seu irmão Khasan, acusados de roubar, sequestrar e torturar um homem durante uma invasão domiciliar. O lutador, no entanto, foi liberado das acusações.