Frustração. Talvez essa seja a palavra que melhor define a derrota de Ricardo Carcacinha no UFC Las Vegas 89. Após um bom início de combate, o peso pena (até 65,7kg) brasileiro tentou entrar nas pernas de Julian Erosa mas deixou o pescoço exposto e o seu rival capitalizou aplicando uma linda guilhotina.
Com o belo triunfo por finalização, Erosa se recupera de duas derrotas seguidas e volta a ter sua mão erguida após um confronto, algo que não acontecia desde setembro de 2022.
Já Carcacinha segue com o seu momento delicado e sofre sua segunda derrota consecutiva, sendo quatro nas últimas cinco lutas. Aos 25 anos de idade, o brasileiro vive a sua pior fase vestindo as luvas do Ultimate, onde chegou em 2017.
A LUTA
Carcacinha começou o duelo usando bem os chutes, na cabeça e na linha de cintura de Erosa. Poucos segundos depois, o brasileiro acertou uma sequência de cruzados mais joelhada que tonteou o seu rival. Rapidamente, Carcacinha quedou e botou o seu adversário pra baixo.
Rapidamente, Erosa ficou de pé e os dois atletas trocaram alguns golpes no centro do cage. O brasileiro tentou entrar nas pernas do seu rival mas deixou o pescoço exposto e Julian encaixou uma linda guilhotina, forçando o brasileiro a bater em desistência.
No encerramento do card preliminar, o pesos leve (até 70,3kg) Trey Ogden usou e abusou da luta agarrada para vencer o campeão do ‘TUF 31’ Kurt Holobaugh. Em cada round, o norte-americano usou a estratégia de quedar o seu rival e mantê-lo preso ao solo usando o ground and pound.
Diante da dificuldade do seu rival em oferecer resistência, Ogden nem precisou se esforçar muito para buscar uma finalização e se contentou em manter Holobaugh inativo e dominado até o fim do confronto, onde foi declarado vencedor na decisão unânime dos juízes.
Miles Johns bateu Cody Gibson por pontos
Um interessante duelo de estilos marcou o confronto entre Miles Johns e Cody Gibson no card preliminar do UFC Vegas 89. Com mais ímpeto e mais força física, Johs conseguiu impor o seu estilo, não deu espaços ao seu rival e o anulou durante a maior parte do confronto. Ao fim dos 15 minutos, os juízes laterais marcaram vitória de Johns por decisão unânime.
Se alguém saiu da frente da TV durante o confronto entre Steven Nguyen e Jarno Errens perdeu uma verdadeira ‘guerra’. Integrantes da divisão peso pena (até 65,7kg), os dois lutadores protagonizaram um confronto sangrento, com muita troca de golpes na curta distância, combinações potentes e adrenalina no limite.
Mesmo com duas derrotas em duas lutas no Ultimate, Errens não intimidou ou fez uma luta ‘com o regulamento embaixo do braço’. Buscou o confronto à todo tempo com o seu rival, que estreava na organização, e ambos encerraram o confronto completamente ensaguentados. Na abertura das papeletas, os juízes decretaram vitória de Jarno Erren de forma unânime.
O duelo que abriu o card do UFC Las Vegas 89 fez jus ao ‘modus operandi’ da divisão peso pesado (até 120,2kg). Dois atletas conhecidos por terem a mão pesada, Mohammed Usman e Mick Parkin se mostrararam agressivos no início do confronto, porém, foram diminuindo o ritmo conforme o passar do tempo,
No primeiro round, Usman se mostrou mais contundente, acertando os melhores golpes e chegou a abrir um corte no supercílio de Parkin e a causar uma leve ‘bambeada’ do seu oponente após um cruzado. Na segunda parcial, o inglês conseguiu equilibrar o confronto e passou a investir nos chutes baixos, estratégia que confundiu o nigeriano e o deixou desconfortável.
Com o início do último assalto, Usman voltou a controlar o centro do cage enquanto Parkin passou a responder apenas contragolpeando nas brechas deixadas pelo nigeriano. Mostrando uma evolução no boxe e mais preparo físico, Mohammed começou a usar mais as combinações e encurralou o seu rival até o final do embate. Ao fim dos 15 minutos, os juízes declararam uma surpreendente vitória de Parkin na decisão unânime dos juízes.