Em duelo de alto nível no UFC Las Vegas 89, Amanda Ribas deu tudo de si, mas acabou derrotada por pontos para a ex-campeã peso palha (até 52,1kg.) Rose Namajunas na noite deste sábado (23). A promessa brasileira começou hesitante, mas se encontrou na luta e cresceu de rendimento a partir do terceiro round ao mostrar grande evolução técnica. No entanto, a experiência e precisão foram determinantes para a vitória da norte-americana.
Amanda Ribas, que faz parte do top 10 nas duas divisões, agora soma 12 vitórias e cinco derrotas em sua carreira. No peso mosca, ela tem um cartel de dois triunfos e três reveses, com vitórias sobre Paige VanZant e Viviane Araújo, e derrotas para Katlyn Chookagian, Maycee Barber e Rose Namajunas.
Rose Namajunas, ex-campeã peso palha, agora tem 12 vitórias e seis derrotas em seu cartel. Na divisão dos moscas, ela soma um resultado positivo e outro negativo, com uma derrota para Manon Fiorot e uma vitória sobre Amanda Ribas.
O primeiro assalto foi marcado pela intensidade das duas atletas. Amanda Ribas foi pra cima e marcava bem o tempo, mas Rose Namajunas contragolpeava e acertava o rosto da brasileira com frequência. A brasileira, conforme seu pai, Marcelo Ribas, pedia, investiu na queda, mas viu a rival não ficar por baixo.
A ex-campeã foi atingida e chegou a balançar, mas prontamente deu a resposta com facilidade. Na aproximação, Amanda deu uma queda do judô, mas viu Namajunas fazer a raspagem. Por cima, a ‘Thug’ chegou à meia-guarda e soube aproveitar bem a posição com cotoveladas e socos até o fim do round.
A volta ao segundo assalto também teve o protagonismo de Rose, que acertava diretos com facilidade e atingia o rosto em cheio de Amanda. A brasileira, por sua vez, respondia com chutes rodados e frontais, sempre na linha da cintura da norte-americana. A ex-campeã entrou em queda, mas Ribas fez a defesa com uma joelhada. Oitava do ranking, a promessa ainda buscou duas vezes colocar a rival no chão, mas foi adiantada pela ‘Thug’, que fazia bem a defesa e caía por cima.
Com a promessa no intervalo de que nocautearia Namajunas, Amanda voltou mais agressiva, com intensidade e aproximação. A ex-campeã do UFC, por sua vez, era mais precisa e sabia aproveitar os contra-ataques com precisão. Faltando dois minutos, Ribas buscou duas quedas e, em ambas, foi rechaçada por Rose. Porém, ela insistiu e chegou no chão na meia-guarda. Após bater e abrir o caminho, a brasileira chegou às costas, mas não teve tempo para trabalhar.
Amanda Ribas encontrou a distância no quarto round e crescia de rendimento. Ágil, ela ouvia o corner e repetia com maestria cada pedido. Aparentemente mais cansada, Rose Namajunas não negava trocação, mas investiu e surpreendeu com uma queda no centro do octógono. No final, com apenas 30 segundos para o soar do gongo, a mineira tentou um triângulo, mas sem sucesso.
Para o último, a conversa entre Marcelo e Amanda Ribas era de que só o nocaute interessava. E isso fez com que a brasileira entrasse mais ligada, em busca de pressão e golpes significativos. Rose Namajunas, mais experiente, se defendia e tinha facilidade para entrar com o contragolpe. A luta permaneceu equilibrada até o final, com as duas lutadoras erguendo os braços. Ao final da contagem, a norte-americana foi declarada vencedora na decisão unânime dos juízes (48-47, 49-46, 48-47).
CARD PRINCIPAL
Peso mosca (até 56,7 kg): Rose Namajunas derrotou Amanda Ribas na decisão unânime dos juízes (49-46, 49-46, 48-47)
Peso pesado (até 120,2 kg): Karl Williams derrotou Justin Tafa por decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 29-28)
Peso médio (até 83,9 kg): Edmen Shahbazyan derrotou AJ Dobson por nocaute técnico (socos) aos 4m33s do R1
Peso galo (até 61,2 kg): Payton Talbott derrotou Cameron Saaiman por nocaute técnico (socos) aos 21s do R2
Peso pena (até 65,7 kg): Youssef Zalal derrotou Billy Quarantillo por finalização (mata-leão) aos 1m50s do R2
Peso pena (até 65,7 kg): Fernando Padilla derrotou Luis Pajuello por finalização (guilhotina) aos 2m45s do R1
CARD PRELIMINAR
Peso leve (até 70,3 kg): Trey Ogden derrotou Kurt Holobaugh na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso pena (até 65,7 kg): Julian Erosa derrotou Ricardo Carcacinha por finalização (guilhotina) a 2min15s do R1
Peso galo (até 61,2 kg): Miles Johns derrotou Cody Gibson na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso pena (até 65,7 kg): Jarno Errens derrotou Steven Nguyen na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso galo (até 61,2 kg): Dariya Zheleznyakova derrotou Montserrat Rendon na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso mosca (até 56,7 kg): André Lima derrotou Igor Severino por desclassificação (mordida) a 2min52s do R2
Peso pesado (até 120,2 kg): Mick Parkin derrotou Mohammed Usman na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)