Na noite do último sábado (16), o mundo do MMA foi surpreendido com o vazamento da notícia que José Aldo fará sua última luta nas artes marciais mistas no UFC 301, que acontece no Rio de Janeiro. Popularmente conhecido como ‘Rei do Rio’, o ex-campeão peso pena (até 65,7kg) já atuou cinco vezes em eventos realizados na Cidade Maravilhosa. Veja o retrospecto do manauara.
Vestindo as luvas do Ultimate, Aldo subiu ao octógono em cinco oportunidades no Rio de Janeiro. Nos dois primeiros primeiros compromissos, o manauara nocauteou Chad Mendes e Zumbi Coreano. No terceiro confronto, o ‘Campeão do Povo’ fez uma explosiva revanche com o norte-americano, pupilo da Team Alpha Male, e saiu vitorioso na decisão unânime dos juízes após protagonizar uma das melhores lutas da temporada 2014.
Entretanto, apesar da alcunha recebida de ‘Rei do Rio’, as últimas lembranças de Aldo atuando na Cidade Maravilhosa não são animadoras. Em junho de 2017, o manauara foi nocauteado pelo então campeão interino Max Holloway e foi destronado do topo do peso pena. Cerca de dois anos depois, o pupilo de Dedé Pederneiras foi anulado pelo australiano Alexander Volkanovski em sua última atuação na divisão onde reinou por cerca de cinco anos.
Veja o anúncio oficial do Ultimate sobre o retorno de José Aldo
Relembre os dois duelos com Chad Mendes no Rio de Janeiro