José Aldo se tornará o primeiro a lutar no UFC depois de entrar para o Hall da Fama da organização

José Aldo

José Aldo retorna ao Ultimate no UFC 301(Foto: Instagram/UFC)

No último sábado (16), o mundo do MMA foi pego de surpresa com a notícia do histórico retorno de José Aldo ao Ultimate. Histórico, pois, ao pisar no octógono do UFC 301, no Rio de Janeiro, para enfrentar Jonathan Martinez, a lenda brasileira se tornará o primeiro lutador a entrar em ação após ter seu nome eternizado no Hall da Fama da organização.

Publicidade

Ao todo, 33 nomes compõem as alas ‘Pioneiros’ e ‘Moderna’ do Hall da Fama do Ultimate. Todos tiveram os nomes eternizados pelo menos um ano após anunciarem a aposentadoria do MMA e nenhum deles, até José Aldo, mudou de ideia e voltou ao octógono posteriormente.

Veja Também

Ex-campeão e considerado por muitos o maior peso pena (até 65,7 kg) da história da organização, José Aldo foi nomeado para a ‘Ala Moderna’ do Hall da Fama do UFC, reservada àqueles que estrearam profissionalmente após o dia 17 de novembro de 2000, em julho de 2023, cerca de um ano após anunciar aposentadoria após derrota para Merab Dvalishvili, em agosto de 2022.

Publicidade

Além do brasileiro, fazem parte da ala: Forrest Griffin, BJ Penn, Urijah Faber, Ronda Rousey, Michael Bisping, Rashad Evans, Georges St-Pierre, Khabib Nurmagomedov, Daniel Cormier, Donald Cerrone, Frankie Edgar, Joanna Jedrzejczyk, todos aposentados.

Regulamento do Hall da Fama do UFC não proíbe entrada de lutadores ativos

Ao contrário do que muitos pensam, o regulamento do Hall da Fama do UFC não prevê proibição da entrada de atletas em atividade, embora deixe claro que lutadores aposentados tem preferência de escolha.

Publicidade

De acordo com o site oficial do Ultimate, os critérios para a Ala Moderna do Hall da Fama são:

1- Ter feito a estreia profissional no MMA após o dia 17 de novembro de 2000.

Publicidade

2 – Feitos alcançados dentro do UFC tem mais valor, mas o histórico fora do octógono também é notado.

3- O indivíduo precisa ter 35 anos ou mais OU estar aposentado há um ano.

4- Lutadores ativos são elegíveis, mas não têm preferência.

Publicado por
Fernando Keller
Leia mais sobre: Jose AldoUFC