A notícia de que José Aldo irá deixar a aposentadoria para luta no UFC 301, no Rio de Janeiro, agitou a comunidade das artes marciais no último fim de semana. O desafio, no entanto, não representa uma retomada de carreira para a lenda brasileira. De acordo com o ‘Combate’, o confronto contra Jonathan Martinez vai representar a despedida oficial do manauara do MMA profissional.
Aposentado desde a derrota para Merab Dvalishvili, em 2022, que frustrou a corrida do brasileiro no sonho da segunda disputa de cinturão nos galos (até 61,2kg.), Aldo volta às competições após quase dois anos de inatividade. Antes de pendurar as luvas, o ‘Rei do Rio’ ostentava posição de destaque na categoria, hoje, liderada por Sean O’Malley.
Responsável por dividir o octógono com o brasileiro em seu adeus ao esporte, Jonathan Martinez vive grande fase na carreira. Embalado por seis vitórias seguidas, o lutador ocupa a 14ª posição no ranking da categoria até 61,2kg., e vive escalada rumo ao topo do grupo.
Aos 37 anos, irá completar 40 compromissos na modalidade após medir forças contra a promessa para o futuro do peso galo. Atualmente, o manauara soma 31 triunfos e oito reveses no esporte.