Atual campeão peso leve (até 70,3kg) do Ultimate, Islam Makhachev precisou agir com a razão ao recusar um duelo contra o dono do cinturão meio-médios (até 77,1kg) Leon Edwards no UFC 300. Em entrevista ao ‘MMA Junkie’, o pupilo de Khabib disse que foi obrigado a declinar do duelo pois o Ramadã (período sagrado dos muçulmanos) o impediria de ter um treinamento adequado.
“Honestamente sim, mas não é possível. Porque temos o Ramadã agora. Um mês com jejum, e não é possível treinar no Ramadã. É muito difícil. Você tem que jejuar desde que o sol nasce, durante todo o dia você tem que jejuar. Treinar assim é muito difícil. Perguntei ao Ali (Abdelaziz) que se eles pudessem adiar o UFC 300 em duas semanas eu estaria pronto, mas ele disse que não era possível”, disse Makhachev.
Em 2024, o Ramadã se iniciou em 10 de março e vai até o dia 09 de abril. Durante o período sagrado, todo muçulmano devem fazer jejum, inclusive de água, do nascer até o por do sol. Fumar, ingerir bebida alcóolica e ter relações sexuais também é proibido. Islam Makhachev, Khamzat Chimaev e Belal Muhammad são os principais atletas do Ultimate que são adeptos da religião.