Considerado uma das principais promessas brasileiras da atualidade no Ultimate, Elves Brener está confirmado no UFC 301, evento que acontece na Rioarena, no Rio de Janeiro, no dia 4 de maio. Parceiro de Charles do Bronx na Chute Boxe Diego Lima, o amazonense enfrenta o quirguiz Miktybek Orolbai em duelo no peso leve (até 70,3 kg).
Aos 26 anos, Elves Brener conta com três lutas e três vitórias no octógono, todas elas em 2023. Tal feito o rendeu a segunda posição na eleição do SUPER LUTAS de principais revelações do último ano, atrás apenas do conterrâneo peso pena (até 65,7 kg) Diego Lopes.
Elves fez sua estreia em fevereiro do ano passado, ao atender um chamado de última hora para substituir Joel Alvarez e encarar Zubaira Tukhugov no UFC 284, na Austrália. O manauara venceu o duelo na decisão dividida. Na sequência, o brasileiro superou Guram Kutateladze em uma guerra marcada por uma reviravolta impressionante e, mais recentemente, nocauteou o compatriota Kaynan Kruschewsky no UFC São Paulo, em novembro.
Rival de Elves Brener, Myktybek Orolbai tem 12 vitórias, um empate e uma derrota na carreira profissional e vem embalado por sete triunfos seguidos. O quirguiz de 26 anos chegou ao UFC em 2023 após boa passagem pelo LFA e estreou finalizando Uros Medic em duelo pelos meio-médios (até 77,1 kg), em novembro.
Confirmado para acontecer no Rio de Janeiro no dia 6 de maio, o UFC 301 ainda não tem lutas principais confirmadas. A tendência, no entanto, é que o campeão dos moscas (até 56,7 kg) Alexandre Pantoja defenda o cinturão no evento.