A luta do Brasil para defendeu seu último cinturão na maior organização de MMA do planeta parece ter atraído a atenção dos torcedores e a vitória de José Aldo sobre Chad Mendes na luta principal do UFC Rio 5, no último sábado (28), garantiu também bons resultados de audiência em sua exibição pela Rede Globo. O evento registrou um crescimento de 15% no público médio em relação à última exibição do Ultimate ao vivo na madrugada da emissora carioca, há cerca de cinco meses, e marcou 12 pontos.
O resultado é ainda mais expressivo se considerado o horário de início da transmissão. Neste sábado (25), o UFC Rio 5 teve início já à 1h20 da madrugada, enquanto no dia 31 de maio, a exibição do TUF Brasil 3 Final começou às 23h30. Após os sucessivos adiamentos no horário de exibição do The Ultimate Fighter Brasil 3 e problemas com o card, que teve sua luta principal alterada duas vezes, o resultado final do evento que recebeu as finais do reality show e teve Fábio Maldonado x Stipe Miocic como luta principal na audiência foi de 10,5 pontos.
Os números do UFC Rio 5 o colocaram na sétima posição geral do dia, que antecedeu o segundo turno das eleições presidenciais. Os combates só ficaram atrás dos seis programas que foram exibidos na faixa entre 16h05, com o Campeonato Brasileiro, e 23h30, com o humorístico “Zorra Total”. Por outro lado, o UFC teve mais audiência que programadas já consolidados como “Caldeirão do Huck”, “Estrelas”, “Jornal Hoje” e “Globo Esporte”.
[vox id=”26343″]
Apesar da subida anual, números praticamente repetem última edição no Rio
No entanto, se o crescimento de 15% em relação a última exibição do UFC ao vivo na Rede Globo em 2014 representa uma retomada para a transmissão do MMA na emissora, os números permaneceram bastante próximos se comparados com a última edição do UFC Rio, último evento de grande porte sediado no país, em agosto do ano passado. Neste caso, o UFC Rio 4, que também teve José Aldo na luta principal, assinalou 11,8 pontos, apenas 0,2 a menos que o card do último sábado (25).