Veterano no mundo MMA, Gilbert Durinho já pôde testemunhar o crescimento de muitos lutadores no UFC. De olho na chegada de Ilia Topuria ao trono dos penas (até 65,7kg.), o brasileiro destacou grande poder apresentado pelo espanhol-georgiano e acabou revelando feito assustador do atleta durante passagem pela Kill Cliff FC: academia onde o niteroiense treina atualmente.
“Não estou muito surpreso (com a vitória de Topuria no UFC 298). Esse cara veio aqui na academia para se preparar para Josh Emmett e ele nocauteou três dos meus parceiros de treinos. Apagou, não derrubou. Apagou. Com aquelas luvas grandes, digo e repito: com as luvas grandes. Apagou”, disse Durinho durante entrevista a Luke Thomas.
Além do poder nas mãos, Durinho destacou habilidade do campeão na luta agarrada.
“Eu o vi treinando luta agarrada, ele não é um cara alto, mas ele é fibrado. E na hora do Wrestling ele foi contra um atleta do Daguestão de alto nível e o cara era tão forte, com uma boa defesa de queda e ele (Topuria) o quedou. Um wrestler do Daguestão. É tipo como se ele pode fazer tudo”, concluiu.
Novo campeão dos penas, Ilia Topuria chocou o mundo ao se tornar o primeiro atleta da categoria a derrotar Alexander Volkanovski. Azarão nas casas de apostas, o espanhol-georgiano triunfou no segundo assalto ao nocautear o australiano de maneira assustadora.