Alexander Volkanovski viu seu reinado no peso pena (65,7 kg) chegar ao fim de forma surpreendente no último sábado (17/02), ao ser nocauteado por Ilia Topuria na luta principal do UFC 298. Apesar da derrota, o ex-campeão recebeu elogios do presidente do Ultimate, Dana White, que o considerou o maior da categoria de todos os tempos, superando o brasileiro José Aldo.
Na coletiva de imprensa após o evento, Dana White rasgou elogios ao ex-campeão e o colocou acima de Aldo, que dominou a divisão entre 2011 e 2015, com sete defesas de título. O brasileiro se aposentou em 2022, após perder para Merab Dvalishvili, e se dedicou ao boxe.
“Volkanovski é um dos maiores de todos os tempos. Ele é, definitivamente, o maior daquela divisão (peso pena) da história”, afirmou Dana White.
Volkanovski, que havia conquistado o cinturão em 2019 ao derrotar Max Holloway, defendeu o título com sucesso quatro vezes, contra o próprio Holloway (duas vezes), Brian Ortega e Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano.
O australiano também chegou a desafiar o campeão do peso leve (70,3 kg.), Islam Makhachev, em duas ocasiões, mas acabou derrotado nas duas. Com o revés para Topuria, Volkanovski sofreu sua primeira derrota no peso pena e a terceira na carreira.