Após 18 meses de inatividade, Paulo Borrachinha retornou ao octógono na noite deste sábado (17) no UFC 298. Diante do ex-campeão dos médios (até 83,9kg) Robert Whittaker, o brasileiro entregou uma intensa guerra de 15 minutos mas foi derrotado na decisão unânime dos juízes. O card aconteceu no Honda Center, em Anaheim, Califórnia (EUA).
A derrota afasta momentaneamente Borrachinha do sonho de voltar a disputar o cinturão dos médios. O tropeço marca o terceiro resultado negativo do brasileiro nas últimas cinco apresentações. Atual número seis do ranking liderado por Dricus Du Plessis, Paulo está no Ultimate desde 2017 e possui um retrospecto na carreira de 14 resultados positivos e três negativos.
Antigo campeão da categoria, Whittaker tem motivos de sobra para celebrar. Além de defender a terceira posição no ranking e impedir a ascensão do tupiniquim, o australiano volta ao caminho das vitórias e também a sonhar com a nova oportunidade de lutar pelo antigo trono. Depois da derrota para Dricus Du Plessis, Robert se recupera bem do gosto amargo do nocaute e agora passa a ostentar o 24 triunfos e sete reveses como profissional do esporte.