Ex-desafiante ao cinturão dos palhas (até 52,1kg.) no Ultimate, Amanda Lemos voltou a vencer. Inserida na luta que encerrou o card preliminar do UFC 298, realizado neste sábado (17), em Anaheim (EUA), a paraense teve confronto emocionante com Mackenzie Dern, que substituiu a lesionada Tatiana Suarez. Ao fim de três rounds, depois de chegar perto de vencer por nocaute, a tupiniquim foi declarada vencedora na decisão unânime dos juízes.
Com a vitória, Lemos volta a sonhar com nova oportunidade de disputar o título do grupo. Em seu último compromisso, a paraense havia sido superada pela campeã, Weili Zhang.
Depois de topar substituir Tatiana Suarez em confronto que poderia alçá-la ao top 5, Dern teve o sinal de alerta ligado. O tropeço diante da compatriota marcou o quarto revés da atleta nas últimas seis apresentações.
A luta começou com Lemos desequilibrando Dern com um chute baixo logo nos segundos iniciais. Amanda seguiu apostando nos chutes, mas Mackenzie continuava caminhando em direção à compatriota. Dern tentava encurtar a distância, mas era vítima dos ataques da oponente. Buscando a queda, Mackenzie desperdiçava ataques, enquanto a paraense continuava pontuando. Na metade do round, Dern conseguiu uma bela queda e passou a buscar as transições para uma finalização. Lemos se protegia, enquanto Mackenzie avançava na estratégia. Amanda tentava ficar de pé, mas Dern continuava pressionando a oponente e impedia a recuperação. Nos segundos finais, o controle seguia com Dern, mas a lutadora era frustrada pela resistência da paraense.
No segundo round, Amanda voltou a tomar a iniciativa, aplicando um chute no tronco de Mackenzie. Um novo chute baixo desequilibrou Dern. Na sequência, Mackenzie desabou após um direto de Amanda. Lemos percebeu o bom momento e passou a castigar a compatriota no octógono. Mackenzie acusava os ataques e seguia castigada. Dern foi à lona e Amanda foi para cima da rival, pontuando com eficiência e contundência. Na metade da etapa, o árbitro pediu para que as lutadoras voltassem a ficar de pé. No centro do octógono, Amanda lançava ataques na longa distância, enquanto Mackenzie caminhava para frente, mas pouco produzia. Nos segundos finais, as atletas foram para o chão. Dern acabou revertendo a posição e ficando em posição de vantagem, mas não havia mais tempo.
O último round começou com um knockdown aplicado por Mackenzie, via overhand. Amanda conseguiu ficar de pé, mas Dern conseguiu puxar a oponente para a guarda. Por cima, Lemos se protegia de uma finalização surpresa. Perigosa no jiu-jitsu, Mackenzie buscava brechas para encerrar o confronto na via rápida. Na metade da etapa, Dern buscava a montada, mas a paraense seguia eficiente nas defesas.
CARD PRINCIPAL
Peso pena (até 65,7 kg): Ilia Topuria derrotou Alexander Volkanovski por nocaute a 3m32s do R2- luta pelo cinturão
Peso médio (até 83,9 kg): Robert Whittaker derrotou Paulo Borrachinha na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Ian Garry derrotou Geoff Neal na decisão dividida dos juízes (30-27, 28-29, 30-27)
Peso galo (até 61,2 kg): Merab Dvalishvili derrotou Henry Cejudo na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso médio (até 83,9 kg): Anthony Hernandez finalizou Roman Kopylov com um mata-leão a 3m23s do R2
CARD PRELIMINAR
Peso palha (até 52,1 kg): Amanda Lemos derrotou Mackenzie Dern na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso pesado (até 120,2 kg): Marcos Pezão derrotou Junior Tafa por nocaute técnico a 1m14s do R2
Peso galo (até 61,2 kg): Rinya Nakamura derrotou Carlos Vera na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso meio-pesado (até 93 kg): Mingyang Zhang derrotou Brendson Ribeiro por nocaute técnico a 1m41s do R1
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Danny Barlow derrotou Josh Quinlan por nocaute técnico a 1m18s do R3
Peos meio-médio (até 77,1 kg): Oban Elliot derrotou Valentine Woodburn na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso mosca (até 56,7 kg): Miranda Maverick derrotou Andrea Lee na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)