Na reta final da preparação para enfrentar Ilia Topuria em dia 17 de fevereiro, Alexander Volkanovski foi obrigado a relembrar última derrota em sua carreira, onde estava inconsolável. Em registro publicado no canal do YouTube pelo Ultimate, no vídeo de promoção (Countdown) para UFC 298, o australiano lamenta sua dura derrota para o russo e reconhece que não estava preparado para o desafio.
“Eu não estava em camp de treinamento. Eu não estava treinando. Eu estava apenas bebendo todos os dias. Eu peguei a luta. Eu estava pensando que era o único jeito de terminar bem o ano. Eu literalmente bebi todos os dias. Eu não sei por quê. Achei que essa fosse a razão quando eu vim. Meu maior propósito hoje é a obviamente a minha família e a luta. Eu não estava me preparando. Eu estava me perdendo nos pensamentos, então tive que pegar a luta. Agora, me sinto estúpido”, lamentou Volkanovski.
Após Charles do Bronx se retirar do confronto faltando 10 dias para UFC 294, Alexander Volkanovski foi convocado em cima da hora e aceitou realizar revanche contra Islam Makhachev em duelo válido pelo título dos leves (até 70,3kg.). Na ocasião o australiano foi nocauteado no primeiro assalto e afirmou após a luta que não é capaz de ficar inativo por tanto tempo (justificando razão para ter aceitado duelo).
Em busca de retornar ao caminho das vitórias, Volkanovski volta ao octógono em 17 de fevereiro, na luta principal do UFC 298 e defende o título dos penas (até 65,7kg.) contra Ilia Topuria em Anaheim, Califórnia.