Diante de diversos rumores sobre quais lutadores seriam escalados para evento histórico no UFC 300 em 13 de abril, Dana White surpreendeu e revelou contratação de Kayla Harrison, campeã olímpica de judô e antiga rainha da PFL. Para enfrentá-la, o Ultimate convocou Holly Holm, atual quinta colocada no ranking dos galos (até 61,2kg.). O confronto acontece em Las Vegas (EUA), na T-Mobile Arena.
Protagonistas de clima tenso em 2021, Dana White e Kayla Harrison demonstram estar em paz. Em grande momento na carreira durante aquela época, a norte-americana era frequentemente provocada pelo presidente, que declarava não valorizar as vitórias da atleta na PFL. Disposta a entrar no Ultimate, a judoca afirmou que um dia provaria seu valor e seria contratada.
Vindo de vitória em sua última apresentação, Kayla se recuperou de dura derrota para Larissa Pacheco, quando disputaram prêmio milionário da PFL em 2022. Na ocasião a brasileira se vingou de dois reveses sofridos para a norte-americana e a superou na decisão unânime dos juízes.
Em busca de ganhar nova oportunidade pelo título dos galos, Holly Holm aceitou enfrentar lutadora que perdeu apenas uma vez em sua carreira. Atual quinta colocada no ranking, a ‘filha do pastor’, como é conhecida, tem retrospecto de sucesso contra judocas. Sua última vítima foi Ronda Rousey, que perdeu o cinturão após ser nocauteada de forma brutal em 2015.