Na função de analista, Chael Sonnen foi em desencontro de parte dos fãs e imprensa especializada na avaliação do resultado da luta entre Dricus Du Plessis e Sean Strickland. De acordo com o comentarista, não houve margem para dúvidas a respeito da vitória do sul-africano no compromisso que confirmou o atleta como novo campeão dos médios (até 83,9kg.).
“Quando eu tenho um preconceito, tento ser imparcial. Estava torcendo para Sean. Ele e Colby (Covington) são meus parceiros. É diferente, e fico com um nó no estômago. Perdemos todos os rounds na luta. No meu coração, penso que foram cinco rounds a zero (a favor de Du Plessis). Na melhor das hipóteses, foram quatro rounds a um. Acredito que muitos concordam comigo. (…) Fiquei chocado com a decisão dividida. Minha maior surpresa foi ver Joe Rogan, que é muito qualificado, e Dana White, marcando vitória para Strickland. Os dois marcaram para Strickland. Me pergunto se assistimos ao mesmo confronto”, questionou Sonnen, em seu canal no YouTube.
O desafio entre Dricus e Sean foi marcado pelo equilíbrio. Como relatou Chael, nomes como Dana White, presidente do UFC, e Joe Rogan, principal comentarista da empresa, questionaram a decisão da maioria dos juízes.
Por fim, Du Plessis foi consagrado como novo campeão dos médios. Agora, o lutador aguarda a confirmação do próximo desafio.