Ex-campeão dos meio-pesados (até 93kg.) do UFC, Jiri Prochazka revelou que lutou contra Alex Poatan pelo título da categoria com uma infecção por estafilococos que comprometeu sua preparação e sua saúde. O tcheco contou que teve apenas uma semana de treino efetivo nas cinco semanas que antecederam o combate, realizado na edição de número 295, em Nova York.
Em entrevista ao programa The MMA Hour, Prochazka disse que a infecção começou na perna e se espalhou pelo corpo, chegando até a orelha. Ele afirmou que sofreu os efeitos da doença durante um mês após o evento, que terminou com sua derrota por nocaute no segundo round para Poatan, que se tornou o novo campeão da divisão.
“Das últimas cinco semanas que antecederam a luta, me preparei apenas na última. Tive infecção por estafilococos. Começou no corpo todo, minha perna foi afetada e chegou até na orelha. Quase não treinei. Fui dormir uma noite e, quando vi, estava tudo inchado. Quando vi o Jon Jones saindo pela lesão no ombro até cogitei, mas não importou. Sou um guerreiro e fui para a luta”, disse o lutador.
Inativo a mais de um ano, Jiri Prochazka expressava confiança para retorno em duelo contra Alex Poatan no UFC 295. Em busca de encurralar o brasileiro na grade para conseguir desferir golpes potentes, o tcheco acabou sendo surpreendido com contragolpe fatal e não teve chances de se defender após receber sequência de socos e cotoveladas do brasileiro.
Azarão para o confronto, Jiri vinha embalado por três triunfos consecutivos, sendo todos pela via rápida. Após o duelo contra o brasileiro, Prochazka adicionou primeira derrota em sua trajetória pelo Ultimate. Atualmente o atleta de 31 anos conta com 29 triunfos, quatro reveses e um empate na carreira.