Neste sábado (20), Mayra Sheetara entra em ação para disputar o título peso galo (até 61,2 kg) do Ultimate em duelo contra Raquel Pennington na luta co-principal do UFC 297, em Toronto, no Canadá. A mineira de Uberlândia não é, no entanto, a primeira representante brasileira a lutar por um cinturão da organização em solo canadense. Antes de Sheetara, lendas como Anderson Silva, José Aldo e Amanda Nunes já protagonizaram embates por cinturões no país e deixaram um retrospecto muito positivo.
O duelo entre Mayra Sheetara e Raquel Pennington marca a décima vez em que um atleta brasileiro luta por título no Canadá. Relembre, na lista abaixo, as nove ocasiões passadas:
Abril de 2009 marcou a primeira disputa de cinturão envolvendo brasileiros em solo canadense. Em Montreal, Anderson Silva derrotou Thales Leites na decisão unânime dos juízes para defender pela quinta vez o título dos médios (até 83,9 kg). Apesar da vitória, a performance do ‘Spider’ no duelo foi alvo de diversas críticas dos fãs.
Em mais um duelo brasileiro por cinturão no Canadá, também em Montreal, Mauricio Shogun se vingou da polêmica derrota sofrida no primeiro confronto contra Lyoto Machida, em 2009, e nocauteou o compatriota para conquistar o título dos meio-pesados (até 93 kg).
Com a fusão entre WEC e UFC, José Aldo já chegou à nova organização como campeão peso pena (até 65,7 kg) e teve sua primeira defesa de título em solo canadense, mais precisamente em Toronto, mesmo palco em que Sheetara disputará o título peso galo. Na ocasião, o manauara ‘atropelou’ o atleta da casa Mark Hominick e venceu na decisão unânime.
O Canadá de fato não trazia sorte para Lyoto Machida. Destronado por Shogun em 2010, o ‘Dragão’ retornou ao país, desta vez em Toronto, para uma nova chance de disputar o cinturão dos meio-pesados, mas não foi páreo para o jovem campeão Jon Jones e acabou finalizado brutalmente no segundo round.
Renan Barão deu o primeiro passo de sua trajetória como campeão peso galo (até 61,2 kg) em Calgary, ao derrotar Urijah Faber na decisão unânime dos juízes e conquistar o cinturão interino da categoria.
Lyoto Machida não foi o único brasileiro derrotado por Jon Jones em solo canadense. Em 2012, Vitor Belfort foi a Toronto desafiar o campeão e, após bater na trave com uma chave de braço encaixada, acabou finalizado no quarto assalto.
Cerca de um ano após superar Faber em Calgary, Renan Barão retornou ao Canadá, desta vez para Toronto, e nocauteou Eddie Wineland para defender pela segunda vez o cinturão interino. Pouco após o combate, o brasileiro foi promovido a campeão linear dos galos.
Entre as mulheres, Sheetara será a segunda brasileira a lutar por cinturão do UFC no Canadá. A primeira aparição de Amanda Nunes no país se deu em 2017, em Edmonton, quando superou Valentina Shevchenko na decisão dividida dos juízes para defender pela segunda vez o cinturão peso galo (até 61,2 kg).
O último capítulo da história de Amanda Nunes como atleta de MMA também se deu no Canadá. Em Vancouver, a ‘Leoa’ sobrou para cima de Irene Aldana, defendeu o título do peso galo pela sexta vez e pendurou as luvas no octógono como a maior lutadora da história do Ultimate. Agora, cabe a Sheetara conquistar cinturão deixado vago pela lenda.
Data: 20 de dezembro de 2023
Horário: A partir de 20h30 (horário de Brasília)
Local: Scotiabank Arena, Toronto, Ontário, Canadá
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.
CARD PRINCIPAL (00h, horário de Brasília)
Peso médio (até 83,9 kg): Sean Strickland x Dricus Du Plessis – luta pelo cinturão
Peso galo (até 61,2 kg): Raquel Pennington x Mayra Sheetara – luta pelo cinturão
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Neil Magny x Mike Mallot
Peso médio (até 83,9 kg): Chris Curtis x Marc-Andre Barriault
Peso pena (até 56,7 kg): Arnold Allen x Movsar Evloev
CARD PRINCIPAL (20h30, horário de Brasília)
Peso galo (até 61,2 kg): Brad Katona x Garret Armfield
Peso pena (até 65,7 kg): Charles Jourdain x Sean Woodson
Peso galo (até 61,2 kg): Serhiy Sidey x Ramon Taveras
Peso palha (até 52,1 kg): Gillian Robertson x Polyana Viana
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Yohan Lainesse x Sam Patterson
Peso mosca (até 56,7 kg): Jasmine Jasudavicius x Priscila Pedrita
Peso mosca (até 56,7 kg): Malcolm Gordon x Jimmy Flick