O russo Magomed Ankalaev não perdeu tempo após vencer Johnny Walker por nocaute no UFC Vegas 84, no último sábado (13/01). O meio-pesado (até 93kg.) usou a rede social ‘X’ (antigo Twitter) para reforçar o desafio ao campeão da categoria, Alex Poatan, e fazer uma provocação inusitada: sugerir um acordo de ‘kickboxing’ pelo cinturão, sem usar o seu wrestling.
Ankalaev, que é o terceiro colocado no ranking da divisão, afirmou que quer testar a mandíbula de Poatan, que é considerado um dos melhores strikers do MMA. O russo também disse que bate mais forte do que o nigeriano Israel Adesanya, ex-campeão dos médios (até 83,9kg.) e maior rival de Alex.
“Alex Pereira (Poatan), farei um acordo como fiz com Walker. Sem wrestling. Só kickboxing. Testarei sua mandíbula. Bato (Magomed errou a tradução e escreveu ‘odeio’) muito mais do que Adesanya. Pode ser a qualquer hora e em qualquer lugar”, escreveu Ankalaev em sua conta no ‘X’.
O desafio de Ankalaev foi bem recebido pelo mentor de Poatan, o ex-campeão Glover Teixeira, que indicou que o confronto deve acontecer em breve. “Nos vemos em breve”, postou Glover em resposta ao russo.
Poatan, por sua vez, ainda não se manifestou sobre o desafio de Ankalaev, mas já havia declarado anteriormente que o considerava um potencial oponente e um perigo ao seu reinado. O brasileiro conquistou o cinturão dos meio-pesados em novembro de 2023, ao nocautear Jiri Prochazka no segundo round.
Ankalaev soma um retrospecto de 19 vitórias, um empate, uma derrota e uma luta sem resultado. Seu último revés foi em 2018, quando foi finalizado por Paul Craig no último segundo do primeiro round.