Ex-lutador do UFC, o norte-americano Derek Brunson entrou para a extensa lista de atletas que criticam as bolsas pagas pela organização aos seus funcionários. Em entrevista ao ‘MMA Fighting’, o então peso médio (até 83,9kg) disse que o pagamento recebido em sua estreia na PFL foi o maior cheque de sua carreira e comemorou o fato de poder proporcionar uma vida melhor para sua família.
“Com certeza, foi meu maior pagamento de todos os tempos. É muito bom. É muito mais do que o UFC, eu diria isso. Eu gosto de lutar, mas definitivamente queremos poder estar confortáveis, cuidar de nossas famílias com isso, poder comprar o quisermos comprar. Colocamos nossas vidas, nossos meios de subsistência em risco, nossos cérebros. Não podemos recuperar essas coisas. Se você está aqui fazendo grandes lutas e lutando essas lutas de alto nível, você quer ser cuidado”, disse Brunson.
Derek Brunson atuou 21 vezes no Ultimate entre 2012 e 2023. O norte-americano conquistou 14 vitórias, sendo sete por nocaute e sofreu apenas sete derrotas durante sua passagem.
A estreia de Brunson na PFL aconteceu em novembro de 2023, nas finais da temporada. O norte-americano bateu o experiente Ray Cooper III na decisão unânime dos juízes.