A atuação decepcionante de Colby Covington no UFC 296 chamou a atenção de Ben Askren. Antiga lenda do Bellator e ONE Championship, o veterano acredita que o nervosismo e insegurança tenham prejudicado a atuação do ‘bad boy’, que foi amplamente dominado pelo campeão Leon Edwards na disputa de título. No show, o norte-americano foi superado na decisão unânime dos juízes.
“Foi estranho. Não sei qual foi sua estratégia. Parecia que ele estava com medo da trocação do Leon. Ele (Covington) não lutava há quase dois anos e sua última apresentação foi contra Jorge Masvidal, um adversário que sabia que era superior. Então, ele não esteve em uma luta de verdade por dois anos. (…) No meio tempo, acredito que ele quis viver uma rotina de celebridade, e não de treinos, como sempre foi. Talvez isso tenha provocado dúvidas quanto ao seu talento e, a partir disso, surge a hesitação”, disse Askren, em entrevista ao ‘MiddleEasy’.
Famoso por suas provocações e declarações ácidas, Covington teve nova oportunidade de ouro no Ultimate. Diante de Edwards, o norte-americano realizava sua terceira tentativa de vestir o cinturão linear dos meio-médios (até 77,1kg.).
Aos 35 anos e criticado por Dana White após o evento, o norte-americano tem futuro incerto quando o assunto é uma nova oportunidade de lutar pelo título do grupo.