Deiveson Figueiredo pode ter um novo adversário em breve. Trata-se de Cody Garbrandt, ex-campeão do peso galo (61,2 kg.), que vem de duas vitórias consecutivas na categoria. O norte-americano não escondeu sua vontade de enfrentar o brasileiro e lançou o desafio após nocautear Brian Kelleher no último sábado (16/12), no UFC 296, em Las Vegas (EUA).
Garbrandt afirmou que a luta contra Figueiredo seria uma grande atração para o UFC 300, evento especial que deve acontecer em abril de 2024. O norte-americano disse que conversou com o matchmaker do UFC, Sean Shelby, e que ele aprovou a ideia.
“Eu adoraria lutar contra Deiveson. Acho que seria uma grande luta entre dois campeões. Ele está no peso galo. Fui retirado por causa de uma luta contra ele pela COVID-19 e o peso mosca não é meu peso. Conversei com Sean Shelby sobre isso e ele é totalmente a favor. O UFC 300 seria um card incrível para nos colocar. Espero que Deiveson aceite e se prepare para ser nocauteado”, declarou Garbrandt na coletiva de imprensa pós-evento.
Figueiredo, de 36 anos, é considerado um dos melhores lutadores da atualidade, com um cartel de 22 vitórias, três derrotas e um empate.
O brasileiro conquistou o cinturão do peso mosca em fevereiro de 2020, ao finalizar Joseph Benavidez, e o defendeu duas vezes, contra Alex Perez e Brandon Moreno. Em 2023, ele subiu para o peso galo e venceu sua estreia contra Rob Font, por decisão unânime, assumindo a oitava posição no ranking da divisão.
Garbrandt, por sua vez, tem 32 anos e um histórico de 14 vitórias e cinco derrotas. O norte-americano se tornou campeão do peso galo em dezembro de 2016, ao derrotar Dominick Cruz por decisão unânime, em uma atuação impressionante. Porém, ele perdeu o título em sua primeira defesa, ao ser nocauteado por T.J. Dillashaw.