Islam Makhachev não perdeu tempo e já mirou um novo alvo após assistir à vitória de Leon Edwards sobre Colby Covington no último sábado (16/12), em Las Vegas. O russo, que já havia manifestado o desejo de subir para os meio-médios (até 77kg.), indicou o inglês como seu próximo adversário e criticou a atuação dos protagonistas do UFC 296.
“Leon Edwards tem que ser o próximo, essa luta (Edwards x Covington) foi uma m***. Você tem que mudar o campeão”, disse Makhachev em um vídeo divulgado pelo UFC nas redes sociais, nos bastidores do evento.
Makhachev, que é o atual número 1 do ranking peso por peso do UFC, vem de uma impressionante sequência de 15 vitórias consecutivas, sendo a última sobre Alexander Volkanovski, por nocaute, no UFC 294, em outubro. O russo, que é pupilo de Khabib Nurmagomedov, já havia declarado que não via mais desafios na categoria dos leves e que pretendia buscar o cinturão dos meio-médios.
Edwards, por sua vez, manteve o cinturão dos meio-médios com uma atuação dominante sobre Covington, vencendo por decisão unânime. O inglês, que é o atual número quatro do ranking peso por peso, chegou à sua 12ª vitória seguida. Ele já havia defendido o título contra Kamaru Usman.
O UFC ainda não se pronunciou sobre o desafio de Makhachev. Charles do Bronx e Arman Tsarukyan são as outras possibilidades para o russo na divisão peso leve (até 70,3kg.) para 2024.