Os espectadores do UFC 296, realizado neste sábado (16), em Las Vegas (EUA), acompanharam uma verdadeira batalha entre destaques do peso galo (até 61,2kg.). Em desafio por posição direta no top 5 da categoria, Karol Rosa entregou uma ‘guerra’, mas acabou superada por Irene Aldana. Após três rounds de agressividade, a mexicana foi declarada vencedora na decisão unânime dos juízes.
A derrota tem um gosto amargo para a capixaba. Com o tropeço, a brasileira se afasta momentaneamente da oportunidade de ocupar um lugar no top 5 da divisão.
Ex-desafiante ao título, Aldana tem motivos para celebrar. Além de impedir a ascensão de Karol, a mexicana defendeu a quinta posição e se recuperou da derrota sofrida contra Amanda Nunes em confronto pelo cinturão no UFC 289.
A luta começou com Rosa tomando a iniciativa com um direto seguido de um chute baixo. Ainda no primeiro minuto, as combatentes eram conservadoras e lançavam ataques na longa distância. A brasileira levava vantagem e pontuava com golpes precisos, evitando entrar no raio de ação da adversária. Com três minutos passados, Aldana passou a se soltar e magoava a brasileira com boxe de eficiência. A brasileira era alvo de jabs e diretos limpos lançados pela mexicana. Karol apostava na combinação e confundia a adversária com golpes na cabeça e chutes baixos. Irene acusava os ataques, por vezes, mancava pelo octógono.
No segundo round, as lutadoras iniciaram o confronto agressivas, trocando golpes potentes no centro do octógono. Karol continuava confundindo a oponente e alternava entre ataques na cabeça e chutes na base. Com dois minutos passados, Aldana cresceu no embate e inicial castigo sobre a brasileira perto das grades. De guarda alta, a capixaba se protegia e tentava impedir o avanço da oponente. Rosa passou a circular pelo octógono para se afastar das grades. Com o passar do tempo, a mexicana passou a levar vantagem na trocação e surpreendida com o volume de ataques. Perto do fim da etapa, Irene balançou a brasileira com um upper, mas não havia mais tempo.
No último round, Rosa se desequilibrou após receber um direto limpo no rosto. O boxe de Aldana continuava surpreendendo e determinando vantagem para a mexicana. A brasileira tinha dificuldades de encontrar a distância e lançava ataques no vazio. Após um minuto, um overhand de Rosa explodiu no rosto da rival, mas a mexicana seguia caminhando para frente. Na metade da etapa, Irene cresceu no embate e passou a magoar o corpo da capixaba com golpes limpos no rosto e linha de cintura. O rosto ensanguentado de Karol provava as consequências das ações da oponente. Embora estivesse na desvantagem na trocação, Rosa era valente e respondia as investidas da oponente. O duelo era ‘lá e cá’, e levantava o público presente na ‘T-Mobile Arena’. O confronto acabou com as atletas na trocação franca próximas às grades.
CARD PRINCIPAL
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Leon Edwards derrotou Colby Covington na decisão unânime dos juízes (49-46, 49-46, 49-46) – luta pelo cinturão
Peso mosca (até 56,7 kg): Alexandre Pantoja derrotou Brandon Royval na decisão unânime dos juízes (50-45, 50-45, 49-46) – luta pelo cinturão
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Shavkat Rakhmonov finalizou Stephen Thompson com um mata-leão a 4m46s do R2
Peso leve (até 70,3 kg): Paddy Pimblett derrotou Tony Ferguson na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso pena (até 65,7 kg): Josh Emmett derrotou Bryce Mitchell por nocaute a 1m57s do R1
CARD PRELIMINAR
Peso meio-pesado (até 93 kg): Alonzo Menifield derrotou Dustin Jacoby na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso galo (até 61,2 kg): Irene Aldana derrotou Karol Rosa na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso galo (até 61,2 kg): Cody Garbrandt derrotou Brian Kelleher por nocaute a 3m42s do R1
Peso mosca (até 56,7 kg): Ariane Lipski finalizou Casey O’Neill com uma chave de braço a 1m18s do R2
Peso mosca (até 56,7 kg): Tagir Ulanbekov derrotou Cody Durden por finalização (mata-leão) a 4min25s do R2
Peso pena (até 65,7 kg): Andre Fili derrotou Lucas Almeida por nocaute técnico (socos) a 3min32s do R1
Peso pesado (até 120,2 kg): Shamil Gaziev derrotou Martin Buday por nocaute técnico (socos) a 56s do R2