Em 11 de dezembro de 2021, Charles do Bronx consolidava o seu reinado na divisão peso leve (até 70,3kg) e mostrava, definitivamente, que seria ‘embaçado’ de tirar o seu cinturão. No UFC 269, realizado em Las Vegas (EUA), o brasileiro sobreviveu a um knockdown e a muitos golpes duros de Dustin Poirier, mas mostrou resiliência e finalizou o norte-americano no terceiro round. Relembre o confronto.
Após finalizar Michael Chandler em maio, Do Bronx foi escalado para enfrentar o experiente Dustin Poirier na luta principal do UFC 269, que aconteceria no dia 11 de dezembro, em Las Vegas (EUA). Mesmo sendo dono do cinturão peso leve, Charles teve que lidar com diversos comentários de fãs e da imprensa especializada dizendo que ele estava no posto ‘por um acaso’ e que ‘só era bom no jiu-jítsu’, o que fez o brasileiro chegar para o embate com muito sangue nos olhos.
No octógono, Charles começou o duelo com o tradicional ‘estilo Chute Boxe’, andando para frente e buscando a trocação na curta distância, porém, Poirier se mostrou preparado e ainda no primeiro round acertou um golpe de esquerda que levou o brasileiro à knockdown. Dustin também deu outro sustos no campeão, que resistiu até o primeiro soar do gongo.
No segundo round, Charles voltou determinado a usar o seu forte: a luta agarrada e o jiu-jítsu. Do Bronx conseguiu a queda, chegou a ficar por baixo e por pouco não conseguiu uma chave de braço. Sem obter sucesso na finalização, Charlinho se manteve no domínio da posição e golpeando até o soar do gongo.
Na terceira parcial, o caminho para a vitória estava claro: Charles buscou o clinch desde o soar do gongo, pegou as costas e, mesmo com a resistência de Poirier, conseguiu o mata-leão e forçou o norte-americano a bater em desistência. Fim de luta. A divisão peso leve tinha um dono e o nome dele era Charles do Bronx.